Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

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Cemitérios de roupas: o custo socioambiental do fast fashion na América Latina

ropa-usada-1-996x567Toneladas de roupas usadas de baixa qualidade chegam ao deserto do Atacama, no Chile. Crédito da imagem: Cortesia de Franklin Zepeda para SciDev.Net

POR ALEIDA RUEDA PARA O SCIDEV 

CIDADE DO MÉXICO. Vários países latino-americanos importam toneladas de roupas usadas da Europa, Ásia e Estados Unidos todos os anos para lhes dar “uma segunda vida”. Porém, o excesso de roupas de má qualidade, somado à falta de infraestrutura para reciclá-las, está fazendo com que as roupas que entram como mercadoria se tornem resíduos de difícil descarte.

É o caso do Chile, onde grande parte das roupas usadas que entram no país não são revendidas e acabam sendo transportadas e incineradas ilegalmente no deserto do Atacama. E por se tratarem de têxteis fabricados com fibras sintéticas não biodegradáveis, a sua incineração implica potenciais danos ao ambiente e à saúde.

“As roupas usadas de baixa qualidade são abandonadas e/ou incineradas em locais não autorizados, geralmente por compradores informais deste tipo de produtos, que descartam unidades de baixa qualidade em locais clandestinos”, reconheceu o Ministério do Meio Ambiente do Chile em sua Estratégia de Economia Circular. para o Setor Têxtil , publicado em agosto deste ano.

O documento, cuja consulta pública terminou há poucos dias (23 de outubro), tem como objetivo aumentar a vida útil do vestuário e prevenir a geração de resíduos têxteis para “proteger a saúde das pessoas e o ambiente” uma vez que grandes quantidades de vestuário que acabam a transformação de resíduos, somada ao consumo excessivo, “constituem um problema ambiental que tem crescido consideravelmente nos últimos anos”.

Bastian Barria enfrenta esse problema. É cofundador da Desierto Vestido, uma organização não governamental com sede em Iquique, Chile, dedicada à economia circular na indústria têxtil que documentou a existência de dezenas destes aterros no deserto através da sua conta no Instagram .

“Existem microaterros com muitos tipos de resíduos, inclusive têxteis. Temos alguns identificados, mas hoje estão se expandindo pelo imenso deserto do Atacama”, disse ele ao SciDev.Net .

“Cerca de 70 por cento do vestuário contém matérias-primas derivadas do plástico, que, juntamente com os vários produtos químicos e corantes utilizados nas peças de vestuário, convertem estes produtos em resíduos perigosos quando são incinerados”, acrescentou.

O problema já está na mira dos organismos internacionais.

Em Junho deste ano, as Comissões Económicas das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e para a América Latina e as Caraíbas (CEPAL) publicaram um relatório que confirma como o excesso de importações de vestuário usado, e confeccionado com fibras sintéticas, está a conduzir a uma grave problema de gestão de resíduos têxteis no Chile.

Segundo o estudo, em 2022 – últimos números disponíveis – o Chile importou 124 mil toneladas de roupas usadas, das quais cerca de dois terços entraram no país através da Zona Franca de Iquique; Lá, mais de 50 empresas empregam centenas de trabalhadores, a maioria mulheres, para montar pacotes de roupas com base na sua qualidade.

Destas embalagens, 5 por cento foram reexportadas para outros países, 20 por cento foram vendidas no resto do país e 75 por cento foram transferidas para as zonas envolventes do porto.

“Muitas destas peças de vestuário acabaram em aterros no vizinho Deserto do Atacama, porque não têm valor de mercado local ou são demasiado numerosas para serem absorvidas pelos mercados locais”, afirma o relatório.

A comunidade de Alto Hospicio, na província de Iquique, Chile, tornou-se um paraíso de roupas usadas de má qualidade que são abandonadas e queimadas, com graves danos ao meio ambiente e à saúde. Foto: cortesia de Desierto Vestido para SciDev.Net

Além disso, revela que esta sobreprodução está a impulsionar as exportações com um padrão específico: o vestuário flui de países de rendimento elevado para países de baixo rendimento.

“À medida que o mundo, especialmente o Norte Global, produz e consome moda a um ritmo implacável, alguns países, principalmente no Sul Global, tornaram-se cemitérios de roupas”, afirma Lily Cole, activista climática e consultora da ECE. carta incluída no relatório.

Para Matías Roa, ambientalista e membro do Basura Cero Chile , grupo de organizações que promovem a gestão sustentável dos resíduos sólidos e que documentaram a crise dos resíduos têxteis no país nos últimos três anos, este fluxo de roupas “tem todos os sintomas e padrões de ser uma prática colonialista de desperdício .”

“O Norte Global não pode eliminar todas as roupas que produz, então o que está a fazer? “Ele está usando as mesmas práticas que usa com outros resíduos : transferindo-os para o hemisfério sul”, disse ele ao SciDev.Net .

Use e jogue fora

 Existem boas razões para usar roupas de segunda mão. Um relatório da Oxford Economics publicado há algumas semanas (9 de Outubro) mostra que o sector do vestuário usado contribui com milhares de dólares para o Produto Interno Bruto dos países, gera milhares de empregos e reduz a pegada ambiental da produção de vestuário.

“A indústria de vestuário em segunda mão reduz significativamente a pegada ambiental do vestuário, uma vez que os têxteis reutilizados requerem apenas 0,01% de água e poupam cerca de 3 kg de CO 2 por peça em comparação com a produção de roupas novas”, afirma o relatório.

Mas este mercado em ascensão enfrenta uma ameaça: a fast fashion, uma indústria de produção de vestuário em massa que envolve mais colecções por ano, geralmente a preços baixos e confeccionadas com materiais de má qualidade.

Estas novas peças minam o modelo tradicional e virtuoso de roupa em segunda mão: em vez de lhe dar uma segunda vida, por não ter qualidade para isso, aplica-se o clássico ‘use e deite fora’.

Isto dá início à cadeia de resíduos que acabará em cemitérios de roupas em países pobres ou com pouca ou nenhuma regulamentação para sua importação, como o Chile. Por ser mais fácil de deitar fora, milhares de pessoas deitam fora ou doam roupas que já não querem, enquanto compram mais. É um círculo de consumo e desperdício.

Em alguns países da Europa e dos Estados Unidos, “há muito bons consumidores, entre outras coisas, de roupas, mas também estão muito habituados a livrar-se delas, seja vendendo-as ou doando-as”, disse Efrén Sandoval Hernández, um antropóloga e pesquisadora do Centro de Pesquisa e Estudos Superiores em Antropologia Social (CIESAS), no México.

“Há uma enorme quantidade de roupas que são doadas nos Estados Unidos e vendidas lá, mas também a associações de caridade que as vendem a intermediários, que são responsáveis ​​pela exportação de roupas usadas para todo o mundo”, disse Sandoval.

“O Norte Global não pode eliminar todas as roupas que produz, então o que está a fazer? “Está a utilizar as mesmas práticas que utiliza com outros resíduos: transportá-los para o hemisfério sul (…) [Este fluxo de roupas] tem todos os sintomas e padrões de ser uma prática de desperdício colonialista.”

Matías Roa, ambientalista e membro do Zero Waste Chile

Os intermediários, que estão tanto nos países exportadores como nos países importadores, dedicam-se a avaliar e dividir as roupas com base na sua qualidade, garantindo as melhores qualidades para os melhores mercados.

Mas nesse fluxo há muitas roupas que ficam para trás; Não é revendido, em parte, porque é de má qualidade, mas também porque está em mau estado, manchado, danificado ou quebrado. Ou também porque não é adequado ao mercado latino-americano.

«Acontece muitas vezes que, em locais muito quentes, chegam camisolas e casacos grandes, e ninguém os compra porque não precisa deles. Ou são roupas muito grandes que não cabem no povo da Guatemala, que é pequeno. Tudo isso acaba sendo desperdício”, disse Eduardo Iboy, designer industrial e coordenador da organização Fashion Revolution Guatemala, ao SciDev.Net .

Em 2022, a equipe desta organização documentou a forma como a paca (o fardo de roupas usadas) chega à Guatemala através de um documentário intitulado “ Paca aberta ” . Para o fazer, visitaram alguns mercados de roupa em segunda mão, a fim de explorar quanto daquela roupa era imprópria para consumo.

“Queríamos saber de cada 100 peças de roupa, quantas foram jogadas fora ou quantas tiveram que ser queimadas ou doadas?”, disse Iboy. Depois de analisar alguns pequenos fardos, a equipe do Fashion Revolution Guatemala descobriu que 60% das roupas são descartadas, mas, diferentemente do Chile, na Guatemala não se sabe exatamente o destino final desses resíduos.

“O fast fashion aumentou o fluxo de material no sistema. As marcas de moda produzem quase o dobro de roupas do que antes de 2000”, afirmou um grupo de investigadores liderado por Kirsi Niinimäki, especialista em investigação de moda da Universidade de Aalto, na Finlândia, em um estudo de 2020.

E isto tem consequências para o ambiente, não só pelos recursos naturais que são utilizados e pelos gases que são emitidos para os produzir, mas também para os eliminar.

De acordo com Niinimäki, “a curta vida útil das roupas, juntamente com o aumento do consumo, levou a um aumento de 40 por cento nos resíduos têxteis provenientes de aterros sanitários nos Estados Unidos entre 1999 e 2009, e globalmente. resíduos em todo o mundo.”

A nível individual, é bastante. Não existem dados para a América Latina, mas tanto nos Estados Unidos como no Reino Unido, uma pessoa deita fora em média 30 quilos de têxteis por ano, dos quais apenas 15 por cento são reciclados.

Venda de roupas usadas na Guatemala, onde não existem tarifas ou restrições para este tipo de mercadoria. Crédito da imagem: J. Stephen Conn/Flickr .

Um problema global que afeta a América Latina

De acordo com a Base de Dados de Estatísticas do Comércio de Mercadorias das Nações Unidas ( UN Comtrade), o mercado global de vestuário em segunda mão cresceu sete vezes nas últimas três décadas. O Paquistão, a Malásia, o Quénia e a Índia são os países em desenvolvimento que importam volumes crescentes de têxteis usados ​​de baixo valor da Europa e dos Estados Unidos.

Na América Latina, Chile e Guatemala são os dois maiores importadores porque são praticamente os únicos da região que não cobram tarifas ou têm restrições de quantidade para a entrada de roupas.

Isto fez com que se tornassem “paraísos” para roupas usadas de má qualidade porque as recebem, mas não têm forma (adequada) de se livrar delas.

Para Roa, a situação é absurda: “Estamos saturando os nossos aterros com resíduos que nem geramos, ou seja, já temos uma crise de gestão de resíduos e ainda por cima estamos a colocar resíduos de outros locais”.

Chile e Guatemala são os países latino-americanos que mais importam roupas em segunda mão. Fonte: Base de Dados de Estatísticas do Comércio de Mercadorias das Nações Unidas (UN Comtrade).

Embora o Chile seja o país com o problema de resíduos têxteis mais visível, outros países da América Central começaram a registar um crescimento substancial no mercado de vestuário em segunda mão e, consequentemente, um aumento na quantidade de vestuário de baixo valor no mercado. ser descartado.

Um relatório elaborado pela empresa Garson & Shaw, fornecedora global de roupas usadas no atacado, informou que nos últimos dez anos, até 2021, “o valor das importações de roupas usadas para os quatro países [Nicarágua, Guatemala, Honduras e El Salvador] Salvador] cresceu US$ 274 milhões, com a Nicarágua experimentando um crescimento de quase 280 por cento durante o período.”

A empresa estima – e comemora – que, até 2040, o setor de roupas usadas apoiará mais de 3 milhões de empregos nestes quatro países.

Eduardo Iboy testemunha que as roupas de segunda mão fizeram crescer o mercado de trabalho e económico na última década na Guatemala, mas isso, diz ele, foi à custa da chegada excessiva de roupas que acabam por ser lixo.

“Temos dados aproximados: na Cidade da Guatemala existem 100 fardos, e cada um importa cerca de seis contêineres por semana, sem contar todos os 300 municípios do país que importam fardos todos os meses. A quantidade de roupas que chega ao país é exagerada; Na verdade, não chega, volta, porque a maior parte é feita aqui, mas é exportada e usada em outros lugares”, disse ele ao SciDev.Net.

Iboy identifica que as pessoas consomem cada vez mais roupas de segunda mão. “As pessoas na Guatemala estão pegando os fardos como se fosse fast fashion . Todo fim de semana eles vão comprar roupas que acabam usando uma ou duas vezes e, a partir daí, jogam fora. É o mesmo modelo do fast fashion , só que agora é mais econômico para o bolso dos guatemaltecos”, comentou.

Queimar como forma de eliminar roupas

No Chile é proibido descartar no meio ambiente tecidos ou roupas usadas, por isso a solução mais fácil para eliminá-los é deixá-los nos locais mais afastados das cidades, como o deserto, e depois queimá-los.

Não existem dados sobre os efeitos ambientais ou de saúde que este problema gera; Não há especialistas que recolham amostras ou relatem como estes incêndios estão a danificar o solo ou o ar, mas todos os que lá estiveram sabem que queimar têxteis não é inofensivo.

“Além de ser poluição por deixar roupas lá, essas roupas chegam com aditivos para controle de pragas que se misturam ao ar e à neblina que é comum lá [no Atacama]. Essas substâncias se infiltram e começam a escorrer para o solo”, diz o engenheiro Franklin Zepeda, hoje fundador de uma empresa de reciclagem têxtil.

Zepeda é um dos primeiros visitantes a ver as montanhas de roupas descartadas que cobriram parte do Deserto do Atacama em 2012.

“Eu estava de moto, em uma área conhecida como El Paso de la Mula. Lá encontrei um novo planeta: o planeta das roupas. Estima-se que naquela época havia 200 mil toneladas de roupas”, disse Zepeda ao SciDev.Net .

Em junho de 2022, depois que a notícia do imenso aterro chegou à mídia internacional, ocorreu um incêndio que deixou milhares de pedaços de tecido carbonizados enterrados no subsolo e uma nuvem de fumaça tóxica que ficou no ar durante uma semana.

Mas o deserto nunca deixou de ser um depósito de lixo, apenas se transformou em dezenas de aterros ilegais em novas áreas do deserto chileno perto da comunidade de Alto Hospicio, comuna da província de Iquique, caracterizada pela pobreza, falta de serviços e marginalização .

“Observamos que caminhões com roupas chegam todos os dias em diversos pontos do Alto Hospicio. É muito complicado acompanhar e determinar quantas peças de roupa e de que tipo chegam, porque há toneladas de têxteis”, diz Barria.

Roupas usadas se acumulam até nas ruas. Foto: Cortesia de Franklin Zepeda para SciDev.Net

O que se sabe é que incêndios em roupas acontecem o tempo todo, principalmente à noite. “As cremações e a fumaça podem ser vistas desde a comuna de Alto Hospicio, e às vezes desde a cidade de Iquique”, continua.

Barria diz que há moradores de rua que moram perto dos aterros e são eles que resgatam algumas roupas e depois incendeiam o que não lhes serve, mas o mesmo acontece com quem leva as roupas em caminhões desde o porto de Iquique.

“As roupas estão sendo incineradas no deserto da forma mais rústica, que é ao ar livre. Montanhas de roupas hoje são esporádicas porque tecnicamente são formadas, mas são incineradas imediatamente”, diz Roa.

O que mais dificulta o descarte das roupas, principalmente as produzidas no modelo fast fashion, tem a ver com os materiais com que são confeccionadas: fibras sintéticas como poliéster, naylon, acrílico e elastano que são feitas a partir de combustíveis fósseis e levar décadas para se degradar .

Muitas das roupas descartadas são feitas de materiais de difícil descarte, como o poliéster. Crédito: Cortesia de Franklin Zepeda para SciDev.Net

Os danos ambientais inexplorados

O relatório da ECE e da CEPAL deste ano salienta que, quando incineradas, estas fibras podem emitir gases nocivos. “As emissões provenientes da incineração de têxteis incluem metais pesados, gases ácidos, partículas e dioxinas, que são prejudiciais à saúde humana e contribuem para vários tipos de cancro, defeitos congénitos, doenças pulmonares e respiratórias, acidentes vasculares cerebrais e doenças cardiovasculares, entre outras”.

“Eles também prejudicam o meio ambiente ao liberar microfibras ( microplásticos ), lixiviar produtos químicos tóxicos no solo e nas águas subterrâneas, além de liberar metano na atmosfera”, continua.

Foi assim que Bastian Barria viu as coisas. “O vento e a erosão desgastam esses resíduos, liberando micropartículas de plástico que se dispersam no ar e no deserto, afetando até a fauna nativa”, afirma.

“Em Alto Hospicio, por exemplo, foram observadas espécies de corujas vivendo em microjardins têxteis, o que mostra o grave impacto dessa contaminação nos ecossistemas locais.”

Parte do problema é que muitas das peças de vestuário fabricadas atualmente são feitas quase inteiramente de plástico. O mais comum é o poliéster, um polímero de tereftalato de polietileno, comumente conhecido como PET.

Segundo um estudo de investigadores australianos, na sua forma mais simples este PET “é espesso, rígido e ligeiramente transparente”, pelo que para o tornar flexível, macio e leve para que possa ser utilizado na confecção de roupas “são adicionados outros aditivos. “plásticos ou monômeros em vários estágios do processo de produção”, tornando ainda mais difícil sua remoção.

Fotografia de microscópio eletrônico de poliéster. Crédito da imagem: Pschemp/Wikimedia Commons , licenciado sob Creative Commons CC BY-SA 3.0 Deed .

Um dos problemas adicionais do poliéster no vestuário é que nem os consumidores nem as autoridades aduaneiras o veem como plástico, portanto, as roupas feitas com este material que são descartadas escapam às regras que regulam o movimento transfronteiriço de resíduos , como a Convenção de Basileia.

“Estamos pagando quantias ridículas para comprar uma peça de roupa que é basicamente poliéster, é plástico”, diz Matías Roa. “Se fizéssemos uma leitura rigorosa do que diz a Convenção de Basileia , o poliéster não deveria ser comercializado porque o poliéster é plástico e o plástico é lixo.”

Na verdade, em 2019, os 170 países que fazem parte da Convenção de Basileia concordaram por consenso em chamar uma nova lista de resíduos (conhecida como Y48) de Resíduos Plásticos, muitos deles plásticos misturados com outros materiais difíceis de reciclar, com o objetivo de evitar descargas totais ou parciais nos países como resultado de movimentos transfronteiriços.

“A maioria dos resíduos têxteis misturados contendo têxteis sintéticos devem ser considerados Y48” e “não fazê-lo seria contrário às razões científicas e técnicas (…) relativas a outros plásticos”, escreveu Jim Puckett, diretor executivo da Basel Action Network (BAN). uma organização focada na justiça ambiental, numa recomendação ao governo chileno que publicou em junho deste ano.

“O Chile deveria exigir, no mínimo, que todas as importações de resíduos têxteis contendo têxteis plásticos estivessem sujeitas ao procedimento PIC para importações.”

Jim Puckett, CEO da Basel Action Network (BAN)

A regra é clara, o desafio é que os países a cumpram. Portanto, escreveu Puckett, “o Chile deveria exigir, no mínimo, que todas as importações de resíduos têxteis contendo têxteis plásticos estivessem sujeitas ao procedimento de importação PIC”. Isto significa que o vestuário é considerado uma substância química perigosa e só pode ser exportado com o consentimento expresso do país receptor.

Toda solução envolve consumo

Embora a vida do fast fashion não pareça estar a acabar, os efeitos que os resíduos têxteis estão a produzir em alguns países são sinais de que deve haver um limite. Alguns acreditam que deveria ser um limite às importações, outros, à produção.

Mas todos concordam que, enquanto não houver diminuição do consumo de fast fashion , os fluxos de roupa em segunda mão continuarão a aumentar, com consequências nefastas para o ambiente e para a saúde de quem vive nos países em desenvolvimento que o permitem.

“A solução não é proibir a entrada dessas roupas, porque há um impacto econômico e há muitas famílias que vivem da venda de roupas usadas, mas regular, para que não entre tanto lixo”, diz Franklin. Zepeda.

Sandoval, por sua formação como antropólogo, concorda que as roupas de segunda mão não são o problema. Este setor “é muito importante em termos sociais e económicos, sobretudo para a economia informal dos países (…) O problema é o fast fashion e a lógica do consumo e do desperdício, pessoas que dizem: se compro roupa barata, mas visto uma vez e eu jogo fora, não acontece nada porque me custou muito barato.”

Para Roa, “o grande passo é regulamentar a questão do plástico e das fibras para evitar que tenhamos tantas roupas de poliéster; “Precisamos que as roupas sejam feitas de algodão, cânhamo, fibras que possam ser recicladas e que não agridam o meio ambiente”.

“A solução é aprender a comprar e cuidar das roupas que temos”, diz Iboy. Mas também por políticas de Estado que permitam “ter infraestruturas para o correto tratamento e eliminação dos resíduos têxteis nos nossos países”.

“Um aspecto fundamental que não podemos ignorar é a reparação às comunidades afetadas há décadas pelos impactos socioambientais derivados da queima de têxteis em Alto Hospicio”, alerta Barria.

“Devemos mitigar os danos acumulados e melhorar a qualidade de vida daqueles que sofreram as consequências destas práticas poluentes. A educação ambiental , com foco na justiça ambiental, é fundamental para caminharmos em direção a uma sociedade mais sustentável e equitativa”, finaliza.

Todos concordam que não há solução se não começarmos pelo óbvio: temos que parar de comprar roupas (novas ou usadas) que não precisamos.

 MARCOS PĘDŁOWSKI


Fonte: SciDev.Net

https://blogdopedlowski.com/2024/11/17/cemiterios-de-roupas-o-custo...

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