Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Estilista, nascida em Saumur na França. Grabielle Bonheur Chanel, mas conhecida como Coco Chanel. O apelido “Coco” era referência a uma música que Chanel interpretava na época em que cantava em cafés, que significa “queridinha”. Sua primeira experiência com moda foi como proprietária de uma chapelaria, em 1910. O inglês Bob Capel foi quem ajudou financeiramente a abrir o negócio. Chanel confeccionava e vendia chapéus, blusas simples e soltas e camisas íntimas.

Coco Chanel

Coco Chanel

Chanel acreditava na simplicidade e conforto, suas roupas eram criadas para serem usadas sem espartilhos e eram feitas com menos forro para ficarem mais leves e menos rígidas. Em 1914, Chanel apresentou um vestido chemiser simples. Em 1916 começou a produzir roupas em jérsei, um tecido barato que era usado para roupas íntimas. Em 1918, Chanel produzia cardigãs e twinsets. Em 1920 lançou calças largas para mulheres, baseadas na boca-de-sino dos marinheiros. Sua vida pessoal chamava muita atenção, o que aumentava sua influência na moda. Seus trajes causaram alvoroço nos anos 20, onde as roupas femininas ficaram parecidas com as masculinas. Influenciou no uso de jóias e semi-jóias também, onde normalmente misturava longos colares de pérolas falsos com colares dourados.

Influência de Coco Chanel na Moda

Influência de Coco Chanel na Moda

Suas cores preferidas eram cinza e o azul-marinho. Durante toda a década de 20, Chanel lançou muitas ideias de moda – combinava saia com suéteres e colares compridos de pérola, capas de chuva em trajes de moda e popularizou o pretinho. Outras inovações de Chanel foram os laços enormes, botões dourados em blazers, sapatos abertos e claro, as bolsas com correntes douradas.

Na década de 60 Chanel chocou com a moda reciclada, onde a moda registrada na década de 20 após a segunda guerra mundial voltou e fez sucesso entre as mulheres. Símbolo de elegância tradicional e simplicidade. Considerava o número 5, seu número da sorte. Seu famoso perfume o Chanel nº5 , nunca houve o 1, 2, 3 ou 4. Apenas Chanel nº5. Morreu aos 87 anos em Paris.

Chanel nº5

Chanel nº5

“Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas “estilo Chanel”. Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda.”

Coco Chanel
Fonte: Enciclopédia da Moda, Georina O'hara; http://guiadoscuriosos.c
om.br/index.php?cat=3856.

Exibições: 468

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço