Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

China negocia num dia algodão suficiente para fazer “jeans” para o planeta inteiro

China negoceia num dia algodão suficiente para fazer “jeans” para o planeta inteiro
Bloomberg

O país registou um valor recorde desta matéria-prima, suficiente para fazer nove mil milhões de calças de ganga, quantidade necessária para vestir todas as pessoas do planeta.

Foram negociados o equivalente a 41 milhões de fardos de algodão num único dia na bolsa de matérias-primas chinesa na semana passada, o volume mais elevado dos últimos cinco anos. A Bloomberg fez as contas e chegou à conclusão que esta quantidade de matéria-prima é suficiente para fazer quase nove mil milhões de calças de ganga, o suficiente para vestir todas as pessoas do planeta.


Os preços, que tinham atingido mínimos em Fevereiro, dispararam quase 19% nos quatro dias anteriores à negociação recorde, que teve lugar na sexta-feira. Os investidores têm comprado grandes volumes nos mercados chineses de "commodities", fazendo disparar os volumes das matérias trocadas e fazendo com que as bolsas tenham emitido avisos aos investidores.


A China é o maior consumidor de algodão do mundo e o segundo maior produtor. Um dos analistas contactados pela Bloomberg explicou que os "níveis baixos de Fevereiro e Março fizeram com que houvesse um maior interesse tanto dentro como fora da indústria do algodão, assim como um aumento da especulação, que levou a apostas cada vez maiores na bolsa de matérias-primas", referiu Liu Qiannan.


O algodão já foi antes objecto de especulação. Em 2011, o Governo estabeleceu um preço mínimo e começou a acumular esta matéria-prima para apoiar os produtores domésticos. Isto fez com que começassem a acumular o material e a aumentar os preços dos futuros.


Estas movimentações, de acordo com analistas do Morgan Stanley, já fizeram aumentar também os preços de matérias-primas como ovos, aço e ferro. 

FONTE:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/materias_primas/detalhe/chi...

Exibições: 1085

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço