Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cientistas desenvolvem tecido que pode acabar com infecções em hospitais

 Com poder bactericida, os tecidos conseguem evitar a disseminação de infecções  em ambientes hospitalares.


 

Estima-se que entre 3 e 10% dos pacientes que são internados em hospitais de  todo o mundo possam passar por algum tipo de infecção hospitalar. Pensando em  melhorar esse quadro, cientistas  da Universitat Politécnica de Catalunya BarcelonaTech criaram um novo tecido que  pode ser utilizado em lençóis e fronhas nas camas e macas.

Com a capacidade de evitar que bactérias e fungos se acumulem nos quartos, o  novo tecido pode garantir uma diminuição no número de pacientes que passam por  infecções transmitidas por outros enfermos. O sistema funciona com enzimas  adesivas em nanoescala, que podem ser aplicadas por meio de radiação  ultrassônica. Estima-se que o material possa ser lavado 70 vezes sem perder a  eficiência.

Alguns testes já foram realizados em hospitais da Bulgária, graças a uma  parceria entre a Universitat Politécnica de Catalunya BarcelonaTech e hospitais  do país. Até agora, os resultados têm sido bem satisfatórios. Caso novos testes  consigam melhorar a eficiência do sistema, é possível que o novo tecido passe a  ser comercializado já nos próximos anos.



Fonte: PhysOrg, The Verge

Por Renan  Hamann

Exibições: 546

Responder esta

Respostas a este tópico

Grande avanço da  Tecnologia. MAGNIFICO.

em bom tempo nós brasileiros, podemos ler esta notícia que  é  sobretudo ALVISAREIRA.

Sensacional!!!

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço