Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cientistas Europeus Descobrem Têxtil que Auto-Remenda os Buracos e Rasgões da Roupa

Cientistas europeus descobrem têxtil que auto-remenda os buracos e rasgões da roupa

Uma equipa de cientistas de oito países descobriu um revestimento têxtil que remenda, automaticamente, os furos ou pequenos rasgos na superfície das roupas impermeáveis e à prova de água. A descoberta foi feita durante as investigações do projecto Safe@Sea, da União Europeia, e teve origem na tentativa de descobrir um tecido que se pudesse auto-remendar, para aumentar a segurança dos pescadores.

O projecto foi liderado por Susie Jahren. “Já demonstrámos que o princípio funciona. Os buracos e rasgos que fizemos durante a fase de testes fecharam-se por eles próprios”, explicou, entusiasticamente, Jahren.

Este tecido está a ser anunciado como fazendo parte da próxima geração de roupa inteligente. Ainda que o projecto esteja numa fase inicial, o seu grande sucesso levou a União Europeia a publicitar a descoberta.

Os tecidos à prova de água têm uma camada protectora de plástico poliuretano, que é aplicado em forma líquida à superfície do tecido e endurecido. Para que esta acção seja auto-conseguida, os pesquisadores adicionaram microcápsulas com uma substância parecida com a cola. Se o casaco se rasgar, as cápsulas abrem-se e libertam as substâncias que vão preencher os buracos e “colar” o tecido, em contacto com o ar e água.

Ainda que outros cientistas tenham já criado, com sucesso, plásticos auto-reparadores que protegem o metal da corrosão – sobretudo na indústria automóvel -, a ideia de um tecido se auto-remendar é nova. Agora, Jahren e a sua equipa estão a testar diferentes tipos de agentes que auto-remendem, para maximizar a eficiência e força das microcápsulas.

O projecto Safe@Sea já desenvolveu, por exemplo, um conjunto de salva-vidas – para os pescadores – que permitem enviar pedidos de socorro. O projecto vai continuar durante o ano de 2012.

Fonte:|http://www.greensavers.pt/2011/10/17/cientistas-europeus-descobrem-...

Exibições: 251

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço