Roupas criadas de vinho tinto? Foi o que uma equipe da Universidade da Austrália criou. O tecido, semelhante ao algodão, foi criado com o acréscimo de uma bactéria da bebida alcoólica.
Já foram criados vestidos, camisetas e roupas de banho.Os pesquisadores procuram, agora, maneiras de melhorar a resistência do tecido. Gary Cass, líder da pesquisa, colaborou com a artista contemporâneo Donna Franklin na criação dos modelos. Segundo ele, “este projeto redefine a produção de outros tipos de tecidos”.
Para criar o tecido, uma bactéria chamada Acetobacter é adicionada ao vinho para convertê-lo em vinagre e uma superfície se forma gradualmente. Esta camada é, então, recolhida e seca sobre um manequim inflável para obter a forma desejada. No entanto, o tecido precisa se manter úmido em uso para não rasgar. Os estudiosos esperam resolver esse problema do material, chamado até agora de “Micro be”.
Esta não é a primeira incursão da artista têxtil Franklin no mundo da moda e da fermentação. Em 2007, ela apresentou um vestido feito de fungos vivos. "Esperamos que ela inspire outros a criarem mais peças criativas que irão direcionar ou redirecionar nossa sociedade futura", disse Cass ao site da revista Wired.
Fonte:|http://revistamarieclaire.globo.com/Revista/Common/0,,EMI308974-175...
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por