Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Cientistas sulcoreanos desenvolveram um material têxtil que pode armazenar energia

O invento é o primeiro protótipo de prendas de vestir com a função de bateristas elétricas recargables. Conhece nesta nota como está composto o material têxtil e em que prendas pode ser aplicado.

material-textil-almacena-energía-noticias

A equipe de pesquisadores do KAIST já testeó seu invento e utilizaram o material têxtil num buzo e um relógio. Foto: Universia

Poderíamos pensar que se trata de uma película de ciência ficção, mas a realidade é que o invento já foi aplicado e seu funcionamento é um fato. Em Coréia do Sur um grupo de cientistas criaram um material têxtil que é capaz de armazenar energia que se alimenta de luz solar.
A equipe de pesquisadores que pertencem ao Instituto Superior de Ciência e Tecnologia de Coréia (KAIST) já testeó seu invento e utilizaram o material têxtil num buzo e um relógio. O novo material está composto de niquel e poliuretano o que o faz flexível e portanto pode ser aplicado em qualquer tipo de prendas de vestir, acessórios ou nas malhas de relógios. O material está recoberto parcialmente por células solares flexíveis que servem para recarregá-lo com eletricidade.

Durante o teste de verificação realizada pelos cientistas do KAIST, o material foi submetido a uma prova de resistência na que se comprovou sua capacidade de conservar o 91,8% da eletricidade depois de ser dobrado 5.500 vezes.

Para o diretor da investigação, Choi Jang-wook, esta descoberta muda o paradigma da eletrônica de consumo e abrirá novas oportunidades além do que se possa imaginar

Fonte: El País

Exibições: 177

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço