Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

CIDADE DO MÉXICO, 4 SET (ANSA) As cinzas do segundo vulcão mais ativo do México, o Popocatépetl, localizado a 65 quilômetros da capital, estão sendo usadas como matéria-prima para a indústria têxtil do país.   


O material arenoso expelido pela cratera deste colosso de 5.458 m de altura, que também é a segunda maior montanha mexicana, é aproveitado na lavagem dos populares jeans, muitos dos quais destinados à exportação.   


Com o apoio do Instituto Tecnológico de Monterrey, a indústria têxtil de Puebla, estado onde se localizam as principais fábricas do setor, descobriu que a cinza pode funcionar como um eficaz abrasivo para os tecidos.   


Ao separar os seus componentes, os especialistas obtiveram óxido de silício, cristobalita (uma variante do quartzo) e alumínio, que são utilizados para desgastar as peças mediante um procedimento chamado "sandblast" (explosão de areia).   


"Trata-se de uma tecnologia que traz redução de custos", disse Said Robles, diretor da área de engenharia automotriz da instituição acadêmica. Segundo ele, as cinzas também podem ser usadas como fertilizante. (ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/ansa/2013/09/04/cinzas-...

Exibições: 193

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço