A ArteSol, organização da sociedade civil que tem como missão valorizar e preservar o conhecimento artesanal brasileiro criou um grupo inovador, o Coletivo Artesol.  O grupo, composto por 16 estilistas e designers elaborou mais de 40 produtos, resultado da parceria entre esses renomados profissionais da moda e da decoração com artesãos de todo país. A iniciativa tem como objetivo aproximar o trabalho dos artesãos apoiados pela Rede ArteSol do grande público consumidor e do comércio varejista.

O Coletivo é composto por Bruna Seve Patko, Camila Cutolo Garcia, Camila Pinheiro, Drê Magalhães, Flávia Aranha, Isabela Capeto, Lully Viana, Manuela Rodrigues, Maria Fernanda Paes de Barros, Maria Helena Emediato, Marina Dias, Fernanda Yamamoto, Mari Dabbur, Paula Dib, Rodrigo Ambrósio e o belga Sep Verboom.

As cocriações estão à venda na Artiz, espaço de negócios localizado no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. No local é possível adquirir peças como a poltrona meada de Mari Dabbur e das artesãs do Amaria, de Muzambinho (MG), a toalha e canga Opala, de Lully Vianna e das artesãs Associação Xique-Xique, no Piauí e o colar de madeira caixeta e corda, do Studio Drê Magalhães e artesãs da Criqué Caiçara, de Iguape, entre outros produtos.

No espaço estão expostos também produtos artesanais de diversas regiões do Brasil, feitos por artesãos e grupos criativos nas técnicas de trançados, rendas, bordados, cerâmicas e tecelagem. Após um cuidadoso processo de curadoria, mais de 35 grupos integrantes da Rede ArteSol tiveram peças selecionadas para compor a coleção de inauguração e participarão das articulações de negócios promovidas pelo projeto.

“O artesanato de tradição brasileiro é riquíssimo. Aproximar nossos artesãos desses estilistas e designers é uma oportunidade incrível para ambos. As cocriações estimulam a valorização da história do nosso povo e promovem o comércio justo: todos da rede são beneficiados com esta iniciativa”, afirma Sonia Quintella de Carvalho, presidente da ArteSol.

A ação faz parte do plano da organização para 2020, que pretende beneficiar milhares de artesãos em todo o país. A renda gerada na Artiz será revertida para os projetos da ArteSol.

Serviço:

Artiz – Espaço de Negócios

Local: 1º Piso – Shopping JK Iguatemi

Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi, São Paulo – SP

Horário de funcionamento: segunda a sábado, 10h às 22h; e domingo e feriados, das 14h às 20h

 

Créditos: Divulgação via MKTMix.

Mariana Saito

Futura Designer, ama moda, tendências e cores. E é exploradora desse mundo pois ama viajar. >>>> mariana@trend2.com.br

https://www.trend2.com.br/2016/coletivo-artesol-aproxima-artesaos-d...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI