Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Stylist e consultora de celebs brasileiras, Manu Carvalho desvenda o processo que faz a análise das cores que valorizam os pontos fortes de cada pessoa.

Resultado de imagem para imagens de colorimetria-Foto: Getty Images/iStockphoto)





Já parou pra pensar em por quê uma roupa com determinada cor te cai tão bem enquanto outra chega até a mudar o seu astral negativamente? O mesmo vale para os tons da maquiagem e esmalte que você escolheu pra festa passada, pro cabelo que pintou recentemente ou para o acessório que está usando agora mesmo para arrematar o look do dia.

Tudo isso não se dá ao acaso, e existem até estudos que explicam a razão: a colorimetria.

"Cada cor que entra na sua rotina tem uma função visual. Pode aparentar que você está mais nova, mais velha, mais descansada, mais abatida, sem manchas, com manchas, sem rugas, com rugas e por aí vai. É real e fascinante", conta Manu Carvalho, consultora de imagem e stylist famosa, entre outras coisas, por cuidar de nomes como Carolina Dieckmann, Alessandra Negrini, Pathy Dejesus e mais.

E que tal usar essa informação ao seu favor no dia a dia? À Vogue, a expert revela to-dos os detalhes da técnica que faz um estudo da coloração pessoal para valorizar ainda mais a sua beleza natural e otimizar seu closet. Tome nota:

Como tudo começou:

Os estudos sobre colorimetria começaram na virada para o século passado, com artistas e mestres como Chevreul, Ostwald, Munsell, Itten e Dorr. Eles foram potencializados nos anos 20, com a escola Bauhaus, e pavimentaram os raciocínios sobre coloração pessoal. 

Nos anos 40, a artista plástica e estilista americana Suzanne Caygill criou o Method of color analysis e nunca mais parou de estudar o tema. Nos anos 80, lançou a obra definitiva Color the essence of you e criou também a The academy of color, se estabelecendo como a grande pioneira.

No final dos anos 80, a coloração estourou com o livro de Carole Jackson, Color me beautiful, que impactou milhões de americanas e se intensificou com a profissão de personal styling, que estava nascendo na época.

Carole simplificou as ideias baseadas nas quatro estações: primavera, verão, outono e inverno, e trouxe as tabelas correspondentes para cada uma, criando um verdadeiro império de produtos e serviços.

E no início dos anos 90, outra americana, Mary Spillane, desdobrou as quatros estações no método sazonal expandido, com sub divisões, para 12 tipos (verão puro, suave e claro; inverno puro, intenso e profundo; primavera pura, clara e intensa e outono puro, suave e profundo) no livro Color me beautiful’s looking your best.

Nessa última década, temos visto cada vez mais a coloração pessoal, amplamente divulgada por consultores de moda e imagem. Hoje em dia é uma febre, impossível passar pelo Instagram sem ver um post sobre o assunto.



(Foto: Getty Images/iStockphoto)


Salvar


Os fundamentos:

Sempre pensamos sobre combinar as cores das roupas e dos acessórios. O estudo de coloração pessoal consiste em combinar essas cores com as nossas cores, para obtermos mais harmonia na nossa imagem final. E por nossas cores, leia-se cabelos (sobrancelhas e cílios, pelos em geral), olhos (incluindo íris), pele e veias.

Nessa análise das nossas próprias cores, contemplamos:

⁃ a temperatura (quente, neutra ou fria);
⁃ a profundidade (clara, média ou escura);
⁃ a intensidade (opaca, média ou brilhante);
⁃ o contraste (alto, médio ou baixo).

+ A melhor cor de delineador para cada tom de olho

Consideramos os tons e os subtons da pele:

⁃ o tom é dado pela melanina, que define a coloração;
⁃ o subtom é o que fica por baixo da pele e que caracteriza a pele como fria, neutra ou quente, definido pela hemoglobina e pelo caroteno.

O princípio é o de que as cores que usamos refletem na gente, principalmente do rosto (mas também contam mãos e pés); podem refletir bem e reforçar traços admiráveis e refletir mal e reforçar traços indesejáveis.

E refletem mesmo. Todo mundo que tem olhos azuis ou verdes, por exemplo, sabe que quando usa uma dessas cores na parte de cima, ressalta a cor dos olhos e vai passar o dia todo recebendo elogios. Covardia, risos. Ou quem nunca notou que, ao usar uma blusa laranja, vermelha ou pink, o rosto pareceu “bronzeado” num desses tons?! Agora, quando mapeamos as nossas cores, vamos mais fundo e os resultados são mais sutis, mas mais relevantes, abrangentes e ainda mais impactantes.

A análise:

o ideal é que a análise de coloração pessoal seja feita por um profissional, consultor de moda, de imagem ou especialista em cor, com a bagagem intelectual e a experiência necessárias para conduzir o processo, e o devido material, com os tecidos coloridos relativos às estações e as respectivas cartelas pertinentes.

Na prática, fazemos o teste com a pessoa de cara lavada, com faixa no cabelo para isolar o rosto, luz natural, espelho na frente, e logo na altura do pescoço, usamos os tecidos específicos de inúmeras cores e tons. Vamos colocando um a um e observando, não apenas as cores dessa pessoa, mas também as mudanças que vão acontecendo a olho nu e confirmando as que funcionam ou não, concluindo no final a estação e a cartela naturais e ideais para consumo e uso.

Fazemos também uma avaliação complementar sobre contraste, que é a discrepância entre as cores de olhos e pelos e a cor da pele. Uma boa maneira de testar o nosso contraste é transformar uma foto colorida em branco e preto e aí fica muito claro se temos uma estética de baixo contraste (pouca ou nenhuma diferença), médio, ou alto contraste (muita diferença).

O objetivo é alinhar tanto as temperaturas das nossas cores (frias ou quentes), quanto o nível de contraste com nossas peças, para a imagem final não ficar nem muito leve e nem pesada demais.

O sistema funciona mesmo. É encantador a gente ver ao vivo a pessoa, a cada cor que entra, ficando mais nova, mais velha, mais descansada, mais abatida, sem manchas, com manchas, sem rugas, com rugas e por aí vai.



Primavera: Blake Lively, Emma Stone, Scarlet Johanson (Foto: Getty Images)


Salvar


A mágica:

As diferentes cores e tons dos tecidos que especificam as estações, assim como das nossas próprias peças, criam mudanças gritantes e impressionantes.

Algumas vantagens, quando usamos as cores que combinam com as nossas:
⁃ nossa imagem fica harmônica e equilibrada;
⁃ os olhos tendem a brilhar;
⁃ a pele tende a parecer mais macia e vistosa, com a textura mais suave;
⁃ a pele também tende a parecer mais lisa, sem manchas, sem rugas, sem linhas de expressão;
⁃ a aparência tende a ficar mais saudável;
⁃ a aparência tende a ficar mais jovem;
⁃ o branco do olho tende a ficar mais branco;
⁃ os dentes também tendem a ficar mais brancos;
⁃ o contorno do nosso rosto tende a ficar mais definido.

E com as cores que não combinam, percebemos que os efeitos são os contrários:

⁃ falta de harmonia;
⁃ pele cansada, sem viço;
⁃ manchas aparentes;
⁃ sombras;
⁃ rugas e linhas de expressão mais aparentes;
 olheiras aparentes;
⁃ veias aparentes; dependendo da cor, um ou outro tom fica mais evidente;
⁃ dentes amarelados;
⁃ buço aparente.



Verão: Rainha Elizabeth II, Cate Blanchett, Sarah Jessica Parker (Foto: Getty Images)


Salvar


Os princípios das estações:

Essa estatística poderia levar qualquer nome, mas as estações realmente ajudam a identificar as cores.

Pense no verão ou no inverno, em que temos a luz mais forte, temos o azul do céu intenso, e por isso são consideradas as estações frias; e na primavera e no outono, a luz é mais amena, dourada, temos o amarelo predominante na natureza, e por isso são consideradas as estações quentes.

E assim a coloração pessoal divide os tipos entre:
 verão
⁃ inverno
⁃ primavera
⁃ outono

E, como já falamos, no método sazonal as estações se subdividem em:

⁃ verão: puro, claro e suave
⁃ inverno: puro, intenso e profundo
-  primavera: pura, clara e intensa
⁃ outono: puro, suave e profundo

Em geral, o que cada estação imprime é:

⁃ verão: cores suaves e sutis
⁃ inverno: cores intensas e puras
⁃ primavera: cores alegres e luminosas
⁃ outono: cores quentes e terrosas

Nesse contexto, nas nossas cores, as estações são identificadas mais ou menos assim (mais ou menos, porque somos bilhões e obviamente temos a nossa unicidade):

⁃ verão: pele clara e rosada, olhos claros, para os acinzentados, cabelos mais claros;
⁃ inverno: pele branca e rosada, olhos escuros, para os acinzentados, cabelos mais escuros;
⁃ primavera: pele clara e dourada, olhos claros, para os amarronzados, cabelos mais claros;
⁃ outono: pele clara e dourada, olhos escuros, para os amarronzados, cabelos mais escuros;

alguns indícios também nos ajudam a identificar se nossas cores são frias ou quentes:

Peles quentes:
⁃ têm as veias esverdeadas;
⁃ têm tons amarelados e esverdeados;
⁃ bronzeiam ao sol;
⁃ tendem a harmonizar com joias em ouro amarelo;
⁃ tendem a harmonizar com tons quentes.

Peles frias:
-  têm as veias azuladas;
⁃ têm tons rosados e avermelhados;
⁃ queimam no sol;
⁃ tendem a harmonizar com joias em ouro branco;
⁃ tendem a harmonizar com tons frios.

Já dá para se ter uma ideia. Mas são tantas as cores e tons e tantas as nuances, fora o material específico, que a expertise profissional é realmente crucial para se chegar a um resultado preciso e efetivo.



Outono: Gisele Bündchen, Beyoncé, Sandra Bullock (Foto: Getty Images)


Salvar



Na prática:

Quando identificamos a nossa estação e cartela correspondentes, encontramos as cores e tons que funcionam melhor com as nossas cores. E como uma luz boa iluminando a gente o tempo todo.

A análise de coloração pessoal é uma poderosa ferramenta de autoconhecimento. Com a consciência da nossa estação e cartela, fica mais fácil, rápido e tranquilo fazer escolhas com segurança e acerto. isso potencializa a autoconfiança e a autoestima.

Essa análise nos tira da escolha inconsciente e aleatória e nos ajuda a eleger com precisão e sucesso as cores para roupas e acessórios e também produtos de beleza, como maquiagem, tintura de cabelo e esmaltes. Sendo que com uma análise bem feita, podemos até usar menos maquiagem.

Na hora de comprar, também vamos com foco e objetividade nas cores e tons que funcionam, sabendo que, independente da tendência de moda, elas vão sempre nos valorizar, são as nossas cores atemporais. Menos desperdício.

Na hora de montar os looks, temos a certeza de que estamos trabalhando com o que sempre funciona. Esse exercício ainda aumenta a possibilidade de misturas mais coloridas e criativas no dia a dia.

E, se mesmo com aprovação total da cartela, uma cor querida que não estiver lá fizer falta, é só colocar na parte de baixo da roupa, na mistura ou no detalhe, no acessório, ou minimizar o efeito na maquiagem.



Inverno: Anne Hathaway, Megan Fox, Lucy Liu (Foto: Getty Images)


Salvar


Estrelas que amamos e suas cores:

E aqui algumas celebridades e suas estações, para ilustrar:

⁃ inverno: Anne Hathaway, Megan Fox, Lcy Liu;

⁃ verão: rainha Elizabeth II, Cate Blanchett, Sarah Jessica Parker;

⁃ primavera: Blake Lively, Emma Stone, Scarlet Johanson;

⁃ outono: Gisele Bündchen, Beyoncé, Sandra Bullock.


Para finalizar:

Vale lembrar que nossas cores também podem mudar durante a vida. Tendem a começar mais claras, escurecem na virada dos hormônios da adolescência e voltam a mudar na menopausa, em geral com a chegada de cabelos brancos. Com os anos, os olhos também tendem a ganhar tons mais suaves.

E fora os efeitos do tempo, ainda temos interferências de temperatura, exposição ao sol, dietas e mudanças estéticas que desejamos fazer. Por isso, ainda que as cores essenciais não mudem muito, em fases de mudanças mais relevantes, é bom reavaliar suas cores, e consequentemente rever a cartela.

Análise de coloração pessoal é um recurso poderoso na construção de imagem. Aproveite e valorize suas cores e sua beleza original!

MANU CARVALHO

https://vogue.globo.com/moda/noticia/2019/10/colorimetria-tudo-sobr...

 Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 510

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço