
Foto: Divulgação
A Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe) é apoiadora do Trama Moda Pernambuco, primeira edição do evento de moda voltado para consumidores, empresários do setor têxtil e de confecções, varejistas e atacadistas de todo o país realizado entre 6 e 10 de setembro no Recife Expo Center, na capital pernambucana.
Encabeçado pelo Núcleo Gestor da Cadeia Têxtil e de Confecções em Pernambuco (NTCPE), dentro do programa Marco Pernambucano da Moda, do Governo de Pernambuco, o Trama Moda Pernambuco contará com 155 estandes com a comercialização de confecções de diversos municípios pernambucanos e programação que contará com desfiles de 36 marcas de moda do estado, oficinas e palestras.
A Adepe levará uma série de ações para o evento com foco no fortalecimento da produção de moda autoral pernambucana e na expansão de programas da Agência. Será promovidos um desfile da MAPE — Loja de Moda Autoral de Pernambuco e a Agência marcará presença com dois estandes institucionais com time técnico presente trazendo informações sobre o PE Produz Confecções e o Exporta PE, além de participações em workshops e bate-papos nas áreas de economia criativa, moda e exportação.
“O Trama Moda Pernambuco nasce para colocar em evidência a força criativa e produtiva do nosso Estado. A moda pernambucana é feita por milhares de mãos que unem tradição e inovação. Apoiar essa iniciativa é acreditar na moda como vetor de desenvolvimento econômico, social e cultural. Pernambuco já é um polo de referência nacional, e este evento consolida ainda mais essa posição”, detalha Ana Luiza Ferreira, diretora-presidenta da Adepe.
MODA AUTORAL – Política pública do Governo do Estado administrada pela Adepe para fomentar a economia criativa, a MAPE — Loja de Moda Autoral de Pernambuco contará com estande na feira e também abrirá a programação de desfiles no domingo, dia 7 de setembro, às 16h, com a apresentação “Azul-Pernambuco”.
Composta por peças criadas por designers e estilistas de marcas que hoje compõem a MAPE, a coleção coletiva “Azul-Pernambuco” é uma exaltação aos tons azulados que pintam os céus e as águas do nosso Estado. Embora considerada uma cor fria, o azul é a nossa cor mais quente, a cor do verão em Pernambuco: dos dias ensolarados de céu superazul e das águas mornas e azulzinhas. Em seus muitos tons, “Azul-Pernambuco” é, para a MAPE não uma tendência, mas a cor de todas as temporadas.
“Com esse desfile, a gente reforça o nosso compromisso com a valorização da moda autoral pernambucana. O tema escolhido, ‘Azul-Pernambuco’, é uma exaltação ao nosso Estado, à exuberância das nossas cores. A partir disso, as marcas vão mostrar um show de criatividade e cultura, demonstrando o potencial econômico da moda autoral”, comentou Camila Bandeira, diretora-geral de promoção da Economia Criativa na Agência.
Para o desfile da MAPE, irão participar 33 das 82 marcas que hoje compõem a Loja. São elas: 5C’s; Acessórios Ramifica; Cria Santa; Dalva e Neide Rendas; Diabo Lôro; Eliane Mello; Fernando Viana; Gatos de Rua By Beto Kelner; Glitti; Helicônia; Iv Galindo Acessórios; Janaína Dutra; Katia Costa Pinto; Linha da Mão; Lu Pontual; Lucy Celestino; Luz de Girassol; Maria Alice Atelier; Mariah Araújo; Masí; Menina dos Olhos; Odara; Omaia; Período Fértil; Prazeres Accioly; Rafretá Atelier; Sandálias Marcelon; Seu Maraca; Sou de Palha; Studio Lama; Timóteo; Vem Meu Bem; Vitalina.
TALKS – Além do estande e do desfile, a MAPE também promove no sábado, dia 6, das 17h às 18h, na Arena de Talks, a palestra “Número e Cores: Integrando Gestão e Criação”, com Roberto Meireles, que é diretor da ABPModa — Associação Brasileira dos Produtores de Moda. A partir de sua experiência com micro e pequenos negócios, Meireles vai propor caminhos que tornem possível conciliar processos de gestão com a dinâmica de criação mais típica da moda autoral, discutindo conceitos como personalização, valor, identidade, empatia, impacto, constância e estratégia.
Já no dia 10, das 14h às 15h, a coordenadora da MAPE, Betânia Pessoa, irá participar, na Arena de Talks, da conversa “O poder das collabs: unir forças para crescer”, em que vai compartilhar a experiência da Loja de Moda Autoral de Pernambuco enquanto projeto de economia criativa e colaborativa.
WORKSHOPS PE PRODUZ CONFECÇÕES E EXPORTA PE – Ainda dentro do Trama, a Adepe também apresentará oportunidades em exportação e programas do Governo do Estado de fomento à produção local. Na quarta-feira, 10 de setembro, às 14h30, o gerente de Comércio Exterior, Luciano Melcope, e a assessora de Fomento, Inovação e Arranjos Produtivos, Bruna Cavalcanti, realizam workshop sobre o programa de fardamento escolar do Governo de Pernambuco, o PE Produz Confecções, que fomenta a indústria têxtil em 46 municípios no Agreste através da produção de uniformes e materiais escolares especificamente por empresas que compõem o Polo de Confecções.
No mesmo dia, a partir das 17h30, Luciano Melcop também participará do workshop “Processo de Exportação: como preparar sua empresa para mercados internacionais”, junto com os consultores do Exporta PE, Renas Assis e Gustavo Delgado. O principal objetivo do Exporta PE, programa da Adepe em parceria com a Asces-Unita, é fazer com que os produtos pernambucanos cheguem a outros países, tornando o processo mais simplificado para os empreendedores, levando a marca e identidade do estado para o exterior. Em fase piloto do projeto, 15 empresas de confecções do Agreste e Zona da Mata foram contempladas com consultorias e, na segunda fase, em andamento no momento, outras 25 participam.