Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Com Invasão de Importados, Setor Têxtil Teve 15% de Queda da Produção em 2011


 
Abit estima que de 15 mil a 20 mil postos de trabalho foram fechados no ano passado

O setor têxtil teve o pior desempenho da indústria em 2011, com queda de 15% da produção. O diretor da Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção) Fernando Pimentel, estima que de 15 mil a 20 mil postos de trabalho foram fechados no ano passado.


É um desempenho negativo bem distante da criação de 80 mil vagas em 2010. Nem em 2009, ano de retração da economia brasileira, houve desemprego no setor, que soma cerca de 1,7 milhão de trabalhadores.

O Brasil tem os maiores juros do mundo, o que barateia os produtos importados e torna caro os produtos brasileiros. É preciso uma expressiva redução da taxa de juros para equilibrar o câmbio.

Em janeiro a Abit lançou uma Campanha de Mobilização Nacional pelo fortalecimento das empresas nacionais e em defesa do emprego no setor. Na ocasião, foi inaugurado o Importômetro na sede da entidade, que mostra em tempo real quantos empregos são perdidos a cada centavo de dólar de importação de têxteis e confeccionados. Segundo a entidade, a cada segundo são importados US$ 214 de têxteis e confeccionados e, em consequência, a cada minuto um emprego deixa de ser gerado.

A Abit deu início também a coletas de assinaturas que serão entregues ao Congresso Nacional com a solicitação de tratamento especial para que seja estabelecido um regime tributário competitivo para a confecção.

Com informações de Mariana Schreiber/Folha S.Paulo

Fonte:|http://www.jornaldiadia.com.br/index.php/economia-e-negocios/84854-...

Exibições: 136

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço