Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Com menos de R$ 5 MIL, casal investe na moda íntima e expande negócio para 3 lojas em Juruia, MG

por: Marcela Leone

doce-paixao-1

Menos de R$ 5 mil é o valor do investimento que o casal Letícia Marques e Daniel José Marques fez para iniciar uma confecção de lingeries em Juruaia (MG). Quase 12 anos de trabalho em parceria fizeram o pequeno espaço de 40 metros quadrados dar lugar a três lojas. Já os dois funcionários viraram uma equipe de 65, responsáveis por vendas de moda íntima, praia e fitness.

O dinheiro do pequeno investimento era praticamente tudo que o casal, que está junto desde a adolescência, tinha guardado. Ele, do primeiro negócio que abriu na cidade aos 15 anos – uma videolocadora. Ela, do trabalho em uma fábrica de lingeries desde os 12.

doce-paixao-2

A primeira loja foi aberta em janeiro de 2006. Sem o capital necessário, a equipe se resumia a Letícia como costureira, modelista e vendedora, e Daniel, que administrava toda parte financeira e cuidava da logística das entregas. O pequeno espaço funcionava como fábrica e loja.

“Sem ela, não seria possível. Eu não sei desenhar, não sei costurar, assim como a Letícia tinha dificuldades na parte de empreendedorismo. Isso ela pegou com o tempo. Brinco que é como se fosse um jogo de futebol. Uma troca passes o tempo todo. Mesmo nas áreas que dominamos, às vezes precisamos um do outro”, ressalta Daniel.

Parceria

Ser casado e trabalhar no mesmo lugar significa estar junto quase 24 horas, o que exige muita maturidade. É preciso equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Essa parte, os dois tiram de letra, tendo como foco o compromisso com a marca, que hoje já é conhecida na cidade.

Planejamento

As paredes do escritório nos fundos da confecção são abarrotadas de painéis e gráficos. Post-it coloridos diferenciam quais os principais problemas a serem resolvidos, o que tem dado certo e ajudado nas estratégias. Todo esse cuidado com a marca que nasceu há 12 anos tem nome: planejamento.

doce-paixao-3

Quesito que, aliás, tem dado muito resultado. A equipe aumentou muito e pequeno espaço expandiu-se para três lojas na cidade. “Em 2012, dobramos de tamanho. O faturamento cresceu, o quadro de funcionários também e a estrutura melhorou. Tudo deu certo. Um dos nossos divisores de água foi termos ganhado nosso primeiro prêmio de destaque”, conta Daniel.

doce-paixao-4

Desde sua criação, a confecção não deixou de crescer em nenhum ano. Apesar da grave crise econômica que atingiu o país, Juruaia continuou a lucrar com o mercado de lingeries.

Agora, com o PIB do país voltando a crescer, o casal prevê um aumento de 28% nas vendas em 2018. “O que nos mantêm firmes é nosso propósito. Não desistimos nunca”, completa Letícia.

Felinju

O Centro de Exposições de Juruaia recebe, entre 28 de abril e 1º de maio, um dos eventos mais importantes da cidade, a Feira de Moda e Lingerie de Juruaia (Felinju). Com organização da Associação Comercial e Industrial (Aciju), a expectativa de público para 2018 é de mais de 25 mil pessoas, além de um crescimento de 15% a 20% nas vendas com relação ao ano passado.

Capital Nacional da Lingerie e 3º maior pólo do mercado no país, Juruaia é responsável por 15% da produção nacional. Seus maiores compradores são dos estados de São Paulo e Minas Gerais. As peças ainda são exportadas para outros nove países – Holanda, Bolívia, Estados Unidos, Portugal, Emirados Árabes, Argentina, Austrália, Alemanha e Canadá.

Exibições: 604

Responder esta

Respostas a este tópico

Parabéns

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço