Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Com valores que variam entre € 9.000 a 1 milhão por peça, eis a alta-costura em números

Da quantidade de clientes existentes pelo mundo às horas necessárias para desenvolver um vestido ultraelaborado, confira as maiores curiosidades da couture.

 (Foto: )

Look de alta-costura da Valentino, verão 2020 (Foto: Jamie Stocker)


Salvar

Pela primeira vez na história, a semana de alta-costura será realizada on-line (entre os dias 6 e 8 de julho), a fim de atender às regras de distanciamento social e restrições de viagem. “A alta-costura é um laboratório fantástico de artesanato e inovação em design”, disse à Vogue Ralph Toledano, presidente da Fédération de la Haute Couture et de la Mode. “É uma terra de livre expressão para designers, bem como um construtor de imagens para marcas.”

Reverenciada por seu escapismo e grandeza, confira algumas curiosidades desse universo mágico.

 (Foto: )

Look de alta-costura da Dior, verão 1988 (Foto: Divulgação)


Salvar

1858
Foi o ano no qual o designer britânico Charles Frederick Worth - considerado por muitos historiadores da moda como "o pai da alta-costura" e "o primeiro couturier" - estabeleceu a primeira casa de alta-costura, no número 7, rue de la Paix, em Paris.

1868
Ano em que a Fédération de la Haute Couture et de la Mode (FHCM) foi fundada. O FHCM promove a cultura da moda francesa, presidindo as semanas de moda feminina e masculina de Paris. Também endossa designers que exibem uma qualidade de artesanato que atenda ao nível exigido para exibição na programação oficial da Semana de alta-costura.

150
Número médio de horas necessárias para criar um traje simples de alta-costura do início ao fim.

 (Foto: )

Look de alta-costura da Chanel, inverno 2018 (Foto: )


Salvar

1.000
Número médio de horas necessárias para criar uma peça que envolva bordados e outros decorativismos.

Mais de 6.000
Número de horas necessárias para criar os vestidos de alta-costura mais elaboradamente bordados e enfeitados.

PARIS, FRANCE - JANUARY 21: Kaia Gerber walks the runway during the Givenchy Haute Couture Spring/Summer 2020 fashion show as part of Paris Fashion Week on January 21, 2020 in Paris, France. (Photo by Victor VIRGILE/Gamma-Rapho via Getty Images) (Foto: Gamma-Rapho via Getty Images)

Look de alta-costura da Givenchy, verão 2020 (Foto: Gamma-Rapho via Getty Images)


Salvar

4
O tamanho da equipe dedicada à criação de uma única peça de alta-costura na Chanel; composto por uma première e três costureiras.

10
O número de provas necessárias para que um vestido exclusivo e bordado seja desenvolvido do zero para uma cliente. Roupas mais simples adaptadas de looks de passarela exigem menos provas - geralmente apenas duas - e levam de seis a oito semanas para serem entregues. Alguns clientes de alta-costura têm um manequim feito sob medida, para que não precisem viajar para Paris a cada prova.

70
O número de costureiras empregadas no ateliê da Valentino em Roma; que cresce para 80 durante o período de desenvolvimento da coleção.

Mandatory Credit: Photo by Steve Wood/Shutterstock (401866m)MODEL ON CATWALKJEAN PAUL GAULTIER HAUTE COUTURE FASHION SHOW, SPRING / SUMMER 2003, PARIS, FRANCE - JAN 2003 (Foto: Steve Wood/Shutterstock)

Look da alta-costura de Jean Paul Gaultier, verão 2003 (Foto: Steve Wood/Shutterstock)


Salvar

2.200
O número de costureiras qualificadas para trabalhar com alta-costura em todo o mundo. O coletivo é chamado les petite mains, que literalmente se traduz em 'mãos pequenas'.

2
O número de vezes que as casas de moda apresentam suas coleções de alta-costura a cada ano. As coleções de verão são mostradas em janeiro, enquanto as coleções de inverno são exibidas em julho.

16
O número de casas oficialmente autorizadas a usar o nome "alta-costura". Entre as exigências, está possuir equipe fixa e ateliê em Paris. Os membros oficiais da alta-costura são: Adeline André, Alexandre Vauthier, Alexis Mabille, Bouchra Jarrar, Chanel, Christian Dior, Franck Sorbier, Giambattista Valli, Givenchy, Jean Paul Gaultier, Julien Fournié, Maison Margiela, Maison Rabih Kayrouz, Maurizio Galante, Schiaparelli e Stéphane Rolland.

PARIS, FRANCE - JULY 01: A model walks the runway during the Iris Van Herpen Haute Couture Fall/Winter 2019 2020 show as part of Paris Fashion Week on July 01, 2019 in Paris, France. (Photo by Vittorio Zunino Celotto/Getty Images) (Foto: Getty Images)

Look de alta-costura de Iris Van Herpen, inverno 2019/20  (Foto: Getty Images)


Salvar

7
O número de "correspondent members" (membros estrangeiros cujos ateliês não estão sediados em Paris) a integrar a couture. São eles: Azzedine Alaïa, Elie Saab, Fendi Couture, Giorgio Armani, Valentino, Versace e Viktor & Rolf.

4.000
O número estimado de clientes de alta-costura em todo o mundo, que inclui a rainha Rania da Jordânia e Debra L Lee, ex-CEO da Black Entertainment Television.

9.000 a 1 milhão
Em euros, o quanto pode custar um vestido de alta-costura. Diferentemente do ready-to-wear, as roupas de alta-costura não têm um preço definido - a fatura final calcula o custo de cada material e o número de horas de trabalho envolvidas.

https://vogue.globo.com/moda/noticia/2020/07/com-valores-que-variam...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 297

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço