Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comércio de Vestuário Lidera Número de Formalizações no País

O número de trabalhadores por conta própria formalizados no país já ultrapassou a marca de dois milhões e meio de pessoas. A formalização, que acontece por meio da inscrição no programa Empreendedor Individual, o EI, permite que milhões de empreendedores que trabalham no comércio, na indústria e no setor de serviços saiam da informalidade, legalizem seus empreendimentos, tenham um CNPJ e passem a contar com a proteção da Previdência Social.

O comércio de roupa de confecção responde pela maior parte das adesões. Em seguida, aparecem os cabeleireiros e em terceiro lugar os trabalhadores que atuam na construção de muros e paredes. Segundo dados da Receita Federal, 54,7% dos trabalhadores inscritos trabalham em estabelecimento fixo, enquanto 21,5% trabalham de porta em porta, em postos móveis ou como ambulantes.

Entre os empreendedores estão doceiras, pipoqueiros, ambulantes, manicures e homens e mulheres que montaram o próprio negócio e hoje contribuem para dinamizar a economia do país, além de ajudar a melhorar a renda de suas famílias. Atualmente, existe uma lista com quase 500 ocupações que podem ser desempenhadas por um empreendedor individual.

Para se cadastrar basta acessar o Portal do Empreendedor e informar seus dados cadastrais. O endereço é www.portaldoempreendedor.gov.br. O trabalhador formalizado contribui mensalmente com 31 reais e 10 centavos para a Previdência, o que corresponde a 5% sobre o salário mínimo. Aqueles que atuam como prestadores de serviço contribuem com mais cinco reais, enquanto os que atuam no comércio e indústria tem contribuição adicional de 1 real.

Fonte:|http://www.acritica.net/index.php?conteudo=Noticias&id=61564

Exibições: 103

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço