Grupo irá à Refinaria Abreu e Lima e ao Estaleiro Atlântico Sul conferir consequências do escândalo de corrupção na Petrobrás
A suspensão do repasse de verbas da Petrobrás para empresas que tinham contratos com a estatal e as denúncias de demissões de trabalhadores nessas empresas que atuam no Porto de Suape serão alvo de uma inspeção de deputados que integram a Comissão de Trabalho, de Administração e de Serviço Público (CTASP), da Câmara Federal. O grupo visitará locais como a Refinaria Abreu e Lima e o Estaleiro Atlântico Sul na próxima sexta-feira, dia 8. As informações obtidas pelos deputados apontam que o envolvimento no esquema de corrupção da Petrobrás e as investigações da Operação Lava-Jato suspenderam o repasse de recursos, levando as empresas a demitir trabalhadores. O objetivo é verificar as condições dos funcionários e discutir o assunto com sindicatos.
A missão foi organizada pelo deputado Augusto Coutinho (SD-PE), que além da CTASP, integra a CPI da Petrobrás. Segundo Coutinho, a situação é considerada grave por sindicatos já ouvidos pela Comissão em uma audiência pública realizada na semana passada, em Brasília. Além de Pernambuco, os parlamentares irão visitar outros cinco locais, entre eles os polos petroquímicos do Rio de Janeiro e do Rio Grande Sul. As datas ainda não foram definidas.
“Com o escândalo, houve interrupção no pagamento. A Petrobrás não vem honrando com os seus compromissos com o Estaleiro Atlântico Sul, por exemplo, que demitiu vários trabalhadores. Isso é um problema muito grave”, disse Augusto Coutinho. Segundo o deputado, apenas com o Atlântico Sul, a Petrobrás tem um contrato de construção de 22 navios e sete sondas. “Esses trabalhadores que estão no Estaleiro são uma mão de obra que foi qualificada. Houve um esforço e custo para capacitar essas pessoas”, acrescentou.
Na visita, também está prevista uma conversa com sindicatos do setor petroquímico. “Vamos ouvir os representantes dos trabalhadores para ter uma real dimensão do problema e também procuraremos ouvir as empresas. Queremos colher mais elementos para retratar o que a gente está vendo”, explicou Coutinho. O deputado espera, com as inspeções, forçar o governo federal a regularizar os repasses de dinheiro. “O governo precisa sinalizar com algum posicionamento. Não é apenas Pernambuco que está nessa situação”, completou.
Após as visitas, o parlamentar informou que será feito um relatório com um pedido de encaminhamento à Presidência da República. “O parlamento pode ajudar nesse processo de negociação, atuando como intermediador dos conflitos”, explicou. Além de Coutinho, participarão da visita os deputados Benjamin Maranhão (SD-PB), Efraim Filho (DEM-PB) e Laércio Oliveira (SD-SE), todos membros da CTASP.
FONTE: http://m.jc.ne10.uol.com.br/canal/politica/pernambuco/noticia/2015/...
Tags:
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2025 Criado por Textile Industry. Ativado por