Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comissão de Acompanhamento das ações em defesa do setor têxtil se reúne com representantes do Sinditec

A Comissão Especial de Acompanhamento das ações em defesa dos setores têxtil e de confecções da Câmara Municipal de Americana reuniu-se na quinta-feira (8) no Sinditec (Sindicato das Indústrias de Tecelagem de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré) para discutir atuações que possam contribuir para o desenvolvimento do setor.

Participaram da reunião o presidente da comissão, vereador Odair Dias (PV), os vereadores Adelino Leal (PT) e Divina Bertalia (PDT), membros, o presidente e o vice-presidente do Sinditec, Fábio Beretta Rossi e Dilézio Ciamaro, o primeiro tesoureiro do sindicato, Leonardo Santana, e a consultora Rosangela Agostinho.

Durante o encontro, foi apresentado um panorama sobre a incidência da carga tributária nos produtos têxteis nacionais e importados. De acordo com o presidente do Sinditec, os impostos cobrados pelo governo brasileiro à indústria nacional, somados às despesas portuárias, equivalem a aproximadamente 60% do valor de uma camisa produzida no Brasil. "A China desvalorizou sua moeda frente ao dólar em 30%, o que torna o produto chinês 60% mais barato do que o brasileiro. Outro agravante é, sem dúvida, a carga tributária que é amenizada na China e acaba tendo incentivos do governo brasileiro para sua importação", explicou Rossi.

Odair destacou a importância e a situação atual do setor têxtil. "Americana é um dos principais polos têxteis do país, e este é um setor que emprega mais de oito milhões de brasileiros. Porém, está sendo afetado devia à tributação diferenciada entre os estados e também pela diferença de preços entre o tecido nacional e o importado. Os impostos nacionais são tão elevados que comprometem a nossa competitividade. Temos que lutar para que ele permaneça não apenas vivo, mas em crescimento. Enquanto parlamentares, temos a obrigação de desenvolver um trabalho que fomente o desenvolvimento do setor", afirmou.

"O principal motivo da formação dessa comissão é para que possamos discutir toda a situação deste segmento, que rege a economia local. Percebemos que a população não tem um conhecimento aprofundado da realidade. Quando as pessoas compreendem o que está acontecendo, e se sentem inseridas no processo, elas dão mais de si e contribuem para que o objetivo seja alcançado", avaliou o parlamentar.

Para Leal, o Poder Legislativo tem papel fundamental no desenvolvimento do setor. "Essa reunião foi importante para tomarmos uma iniciativa, defendendo o que é relacionado à indústria têxtil na região. É importante que nos comuniquemos com outras Câmaras Municipais para informarmos sobre o grave problema pelo qual a indústria está passando", disse.

"Os membros do Legislativo são os mais legítimos representantes do interesse público, e é evidente que é uma obrigação institucional que todos os parlamentares abracem essa causa apartidária. Precisamos encontrar caminhos, principalmente em termos de mídia nacional e em engajamentos de Câmaras de outros municípios, pois o setor têxtil precisa de solução e de encaminhamento. Vemos no equacionamento dessa questão um legítimo interesse da cidade", afirmou Divina.

Ao final da reunião, os parlamentares se comprometeram a encaminhar os trabalhos realizados pela comissão para outras Câmaras Municipais, buscando maior representatividade no desenvolvimento da indústria têxtil.

Também fazem parte da comissão os vereadores Oswaldo Nogueira (DEM) e Thiago Brochi (PSDB)

Fonte:|http://cm-americana.jusbrasil.com.br/politica/8189053/comissao-de-acompanhamento-das-acoes-em-defesa-do-setor-textil-se-reune-com-representantes-do-sinditec

Exibições: 155

Responder esta

Respostas a este tópico

Elisabeth Santos

Via Facebook

Isso precisa ser amplamente divulgado, e deveriam se reunir com os donos das fabricas de tecidos, com as milhares de confecções e com todas as empresas que dependem das fabricas do setor textil e que também estão sendo afetadas. Dependem de uma solução nesse aspecto, embalagens, etiquetas, cabides, Tinturarias, fabricas de elasticos e rendas, estamparias, tudo o que envolve o setor e afeta o emprego de milhares de famílias, os políticos tem que abraçar essa causa realmente, mas busquem apoio nos empresários desse setor, eles precisam ser ouvidos e apoiados, precisamos realmente de alguém nos representando e tomando medidas para o setor sair dessa crise que se agrava a cada dia, temos que criar um grande movimento, a mídia precisa divulgar esse problema que esta gravíssimo, e se buscarem apoio e divulgarem com mais forca encontrarão apoio nessa causa em milhares de pessoas que fazem parte da cadeia textil, estamos realmente pedindo socorro!!! Olhem por nos.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço