Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Comitiva visita indústria de fiação que deverá ser instalada em Sorriso

Um grupo composto por representantes da Cooperativa Mercantil e Industrial dos Produtores de Sorriso (Cooami), Prefeitura de Sorriso, Câmara de Vereadores, Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e investidores locais, esteve em Brescia, norte da Itália, para conhecer de perto as instalações da indústria de fiação que deverá ser contituída dentro de seis meses no município de Sorriso.

O projeto do grupo europeu prevê investimento inicial em torno de 80 milhões de euros, mais de 220 milhões de reais nas primeiras duas linhas de produção, gerando 300 empregos e totalizando a capacidade produtiva de 14.500 toneladas de fios de algodão/ano em até quatro anos após o início das atividades da indústria.

“A convite dos empresários, fomos conhecer as instalações da indústria. A Prefeitura de Sorriso se comprometeu em doar uma área de 50 mil metros quadrados e estabelecer um zoneamento para que possa ser criado o futuro parque industrial têxtil de Sorriso. Esse espaço deverá comportar as ampliações desta indústria e receber novos empreendimentos ligados à cadeia têxtil”, explica o vice-prefeito, Ederson Dal Molin.  

De acordo com os empresários, a estrutura do município, que conta com uma filial da Bolsa de Mercadorias & Futuros – BMF, dotada do equipamento tipo “High Volume Instruments” (HVI), um instrumento de alta precisão que permite a classificação computadorizada da fibra de algodão, e o projeto de um centro de treinamento para os trabalhadores das lavouras de algodão, que irá melhorar ainda mais a eficiência produtiva do município, foram motivos que pesaram na escolha de Sorriso como sede da indústria.

“Graças ao apoio da Assembléia Legislativa, por meio do Deputado Estadual Mauro Savi, e da Cooperativa Mercantil e Industrial dos Produtores de Sorriso (Cooami), através do empresário André Suculotti que nos acompanhou na visita, conseguimos grandes avanços para que seja efetivada a instalação em Sorriso”, comemora Ederson.

Em junho, um termo de compromisso para a instalação do empreendimento foi firmado pelos investidores e por representantes do Poder Executivo Municipal e da cooperativa. O projeto é de longo prazo e o grupo já manifestou interesse em expandi-lo para até 10 linhas de produção. A troca de conhecimentos entre Brasil e Itália é outro ponto forte da parceria, pois a indústria prevê capacitar pelo menos 30 trabalhadores de cada linha de produção em uma faculdade de Engenharia Têxtil na Itália.

“Pedimos para que os trabalhadores sejam oriundos de Sorriso, e que seja aproveitada a produção local, aumentando o compromisso social de manter a produção de algodão para a indústria”, frisa Ederson Dal Molin.

Atualmente, a área de cultivo de algodão na região de Sorriso é próxima de 130 mil hectares. O produto é uma das opções trabalhadas na safrinha. A produção da pluma no eixo da BR-163 corresponde a 30% da produção estadual.

Thumb_20130621_045016

Thumb_20130621_061458__1_

Thumb_20130621_045831

http://www.sorriso.mt.gov.br/noticia/comitiva-visita-industria-de-f...

Exibições: 339

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço