Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como a estética e lifestyle "nerd" conquistaram a moda e as redes sociais

À medida que um visual mais sério e polido ganha força, a moda demonstra uma valorização do “nerd” para além da estética.

A tendência de se vestir com looks que são a cara do escritório já foi chamada de office siren, demure e até “CLT Core”, em alusão à Consolidação das Leis do Trabalho. É fato que, se na pandemia atingimos o ápice de uma moda que buscava o conforto, desde o seu fim houve uma guinada em uma direção mais formal, não apenas em festas e ocasiões sociais, como também no cotidiano.

Esse movimento já tomou diversas roupagens desde então, a principal delas sendo o quiet luxury, que domina a moda desde a temporada de inverno 2022/23 e não dá sinais de deixá-la. Sua mais recente vertente está um pouco mais “caxias”. Mas não pense nos geeks da segunda década dos anos 2000 com suas camisetas gráficas e referências ao universo dos super-heróis.

Prada, Loewe, Miu Miu, Valentino, Coach, Coperni, Jw Anderson, Victoria Beckham e The Row — Foto: Launchmetrics Spotlight e DivulgaçãoPrada, Loewe, Miu Miu, Valentino, Coach, Coperni, Jw Anderson, Victoria Beckham e The Row — Foto: Launchmetrics Spotlight e Divulgação

Se o preppy se originou nos uniformes de escolas preparatórias e internatos, esse novo visual “certinho” é uma versão amadurecida desses adolescentes: pense em suéteres bem engomados de cashmere, cardigãs sobrepostos a camisas de botão e gravatas estampadas – tudo muito bem acompanhado de óculos fundo de garrafa com hastes bold e mocassins ou sapatilhas. As referências aos anos 1990 ganham destaque, evocando o mais tradicional vestuário de escritório, com cores sóbrias, como cinza, marrom e preto, e muitas peças de alfaiataria com cortes retos, saias-lápis, cardigãs e suéteres.

Como não lembrar de Mia Goth, musa do cinema de terror, desfilando para a Miu Miu no inverno 2023/24 a bordo de um cardigã cinza de botão, uma saia-lápis de poás preta e um coque propositalmente cheio de frizz? A estética recordava algo como a clássica imagem de uma secretária do seriado "Mad Men", situado na Nova York dos anos 1960, atrasada para o trabalho. Foi nesta coleção que o Regard, atual óculos hit da marca, com armação tartaruga e lente ovalada, apareceu pela primeira vez.

Mia Goth para a coleção de inverno 2023 da Miu Miu — Foto: Launchmetrics/Spotlight Mia Goth para a coleção de inverno 2023 da Miu Miu — Foto: Launchmetrics/Spotlight

Em janeiro deste ano, no desfile masculino da Prada, não faltaram gravatas, suéteres e camisas de botão, inclusive com uma combinação de suéter e cardigã em cores complementares que se repetiu em fevereiro, no feminino, entre a multiplicidade de pulôveres de tricô sobrepostos a camisas listradas, saias-lápis e blazers em tom de cinza ou com risca de giz. Na mesma temporada de inverno 2024/25, na Loewe, camisas de botão foram estilizadas com gravatas pretas, sobrepostas a suéteres com gola V e combinadas a calça de alfaiataria oversized – tudo arrematado com o popularmente conhecido corte de cabelo de “cuia”.

Loewe, inverno 2024 — Foto: Launchmetrics Spotlight Loewe, inverno 2024 — Foto: Launchmetrics Spotlight

Nenhuma tendência vem sem um porquê. Principalmente quando falamos de mentes engenhosas como Miuccia Prada, Raf Simons e Jonathan Anderson. No auge da era da desinformação que vivemos, além das polarizações políticas, um resgate da intelectualidade é muito bem-vindo. A 27ª Bienal do Livro, realizada em setembro em São Paulo, foi a maior dos últimos dez anos, com a venda de mais de 3 milhões de livros e quase 10% mais público do que o esperado (segundo dados da Câmara Brasileira do Livro). De acordo com uma pesquisa do instituto norte-americano Pew Research, a geração Z vem lendo mais do que as anteriores, com 70% dando preferência aos livros impressos – e a moda já se ligou nesse movimento.

Exibições: 16

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço