Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como dança das cadeiras na moda fez 2024 ser o ano mais disruptivo em décadas

O anúncio do diretor criativo Matthieu Blazy na Chanel gerou curiosidade sobre a nova fase da maison e o "fim da era Virginie Viard"; mas, essa não foi a única movimentação "disruptiva" que o mercado da moda assistiu neste ano; aqui, uma retrospectiva desses anúncios, dos quais veremos os frutos nas temporadas 2025.

Chanel na Semana de Moda de Paris — Foto: Divulgação e Marie ClaireChanel na Semana de Moda de Paris — Foto: Divulgação e Marie Claire

Talvez em poucos segmentos criativos se faça tanto barulho diante das mudanças no quadro de profissionais quanto no da moda. Nesta semana, por exemplo, a chegada de Matthieu Blazy na Chanel, comunicada pela maison na quarta-feira (12), criou expectativas no público que acompanha a história da casa: como se dará a integração entre a personalidade profissional do estilista e o trabalho que estava sendo feito dentro da casa por Virginie Viard?

Matthieu estava na Bottega Veneta. No lugar dele, entra Louise Trotter -- o grupo Kering, a qual a grife pertence, afirmou que ela tem estética que "combina perfeitamente design requintado com artesanato sublime" e que "seu compromisso com a defesa cultural se alinha maravilhosamente com a visão de nossa marca" --, que, por sua vez, já passou por Carven e Lacoste. Ela começa na Bottega em janeiro de 2025.

Matthieu Blazy, novo diretor criativo da Chanel — Foto: Carmine Romano for The New York TimesMatthieu Blazy, novo diretor criativo da Chanel — Foto: Carmine Romano for The New York Times

A mudança se dá no meio do que crítica de moda do New York Times Vanessa Friedman chama de "o ano mais disruptivo na moda em décadas"; tudo porque sete casas de moda anunciaram novos designers para as temporadas de 2025.

Para a jornalista, inclusive, o presidente de moda da Chanel Bruno Pavlovsky disse que espera "modernidade" de Blazy à frente da grife. "Temos muita confiança na capacidade de Matthieu de trazer modernidade e uma abordagem diferente para a Chanel”, disse, durante uma entrevista em vídeo.

A seguir, um mapeamento de todas essas transformações, "fins de uma era" e o que esperar para o ano que vem.

Exibições: 18

Responder esta

© 2025   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço