Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI


imagem

Na hora de posicionar o molde sobre o tecido existem algumas técnicas que podem ser colocadas em prática para aproveitar da melhor forma o tecido, como a dobra adequado do tecido. É importante destacar que ao utilizar este método é necessário ter precisão e fazer a união das ourelas de forma perfeita, sem sobra de material ou em ângulos diferentes.

Se o material foi dobrado na compra, tenha a certeza de que a linha da dobra seja precisa e, se for necessário, passe o material. Realize um teste a fim de analisar se a dobra pode ser removida - uma dobra longitudinal, à direita, é uma forma de contornar o problema. Caso não haja dobra, coloque o tecido com o lado correto para cima.

Dobre com os lados da face um contra o outro quando o desenho indicar dobra longitudinal parcial. Dobre avesso contra avesso quando estiver trabalhando com tecido cardado, em situações em que os desenhos necessitem coincidir, com estampas ou gravuras. O livro a Bíblia da costura aponta algumas técnicas:

1 – Dobra longitudinal parcial: esta técnica é feita com os fios no sentido longitudinal com uma das ourelas a certa distância da dobra, o restante do tecido não é dobrado. A largura da peça dupla é determinada pela peça mais larga do molde que deverá ser colocada nesse espaço. Mantenha uma distância uniforme da ourela até a dobra.

2 – Dobra longitudinal dupla: são duas dobras no sentido longitudinal com as ourelas se encontrando ao centro. Caso a linha da dobra não possa ser removida, troque por uma dobra longitudinal padrão e, lembre-se, as peças da frente e das costas devem ser cortadas sobre a dobra.

3 – Dobra transversal: esta dobra é feita no sentido transversal com as ourelas coincidindo ao longo de duas beiradas. Este método é utilizado geralmente quando a dobra longitudinal geraria maior desperdício de matéria ou para acomodar a colocação de peças de molde que sejam muito largas. Deve-se evitar esta técnica nos tecidos cardados.

 Reprodução



4 – Dobras combinadas: neste método o tecido é dobrado de duas formas diferentes para um mesmo desenho. Geralmente é formada por uma dobra longitudinal e outra transversal. Deve-se colocar os moldes em uma das partes, depois cortar o que sobrou de tecido e dobrar novamente. Antes de cortar o material, confira se há comprimento suficiente.

5 – Dobra no sentido do comprimento: Alinhave ao longo de um gomo próximo ao centro do tecido, usando linha contrastante; dobre na linha do alinhavo.

6 – Dobra no sentido transversal: alinhave como na dobra longitudinal. Dobre fazendo coincidir as marcas do alinhavo. Prenda as partes com alfinetes ao longo da linha de alinhavo.

7 – Dobra longitudinal padrão: esta dobra é feita sobre os fios no sentido longitudinal com as ourelas coincidindo ao longo de uma das beiradas. Essa dobra é bastante fácil de usar e é geralmente usada em guisa de corte.

Reprodução

http://www.audaces.com/br/Producao/Falando-de-Producao/2013/8/16/co...

Exibições: 725

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço