Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI




imagem

Nos próximos quatro posts iremos falar sobre os tipos de saias godês, qual cálculo utilizar para desenvolver o molde e como cortar a saia no tecido. A primeira saia a ser apresentada é a godê com ¼ de roda. Esse é o tipo de godê com menos volume de rodado e lembra a saia evasê. A peça leva este nome porque ela tem ¼ de um círculo. Abaixo trouxemos um passo a passo de como fazer saia godê com ¼ de roda.

 

Diferentes tipos de saia godê/ Reprodução

\

Passo a passo: como fazer saia godê 1/4 de roda

Passo 1 – Inicie fazendo um ângulo de 90 graus em um canto do papel. Para calcular a medida do raio, utilize a seguinte fórmula: circunferência da cintura menos 2 cm (esta medida é utilizada em função do tecido ceder muito ao ser cortado, pois pega o sentido do fio do tecido no viés. Esta medida pode variar de acordo com o tecido) dividido por 1,5cm.

Resumo da fórmula para saia ¼ de godê:

Circunferência da cintura – (menos) 2 cm / (dividido) por 1,5cm

Passo 2 – O resultado da fórmula será utilizado como raio. Para traçar você pode utilizar um compasso, no caso da medida ser muito grande, pode utilizar uma fita métrica, colocando-a sobre o ângulo de 90 graus.

Passo 3 – Depois de desenhar a circunferência da cintura, você pode medir com uma fita métrica para verificar se a medida está correta.

Passo 4 – A partir da linha da cintura, desenhe o comprimento, colocando a medida de comprimento desejada para a saia.

Passo 5 – Coloque margem de costura em todas as laterais e na cintura. Sugiro que utilize uma bainha fina, uma vez que costurar uma bainha superior a 1 cm em curva não é algo indicado, porque ela pode se torcer. Bainhas mais finas são mais práticas de serem costuradas em curvas! Outra solução, principalmente se o tecido for leve, é utilizar o ponto picot.

Passo 6 – Para cortar a saia, desenhe o fio do tecido conforme ilustrado na figura baixo e posicione o molde sobre o tecido.

Passo 7 – Após cortar o tecido, passe 2 costuras sobre a margem da costura da cintura para que ela não ceda.

 

Aprenda como fazer uma saia godê com ¼ de roda: esquema da modelagem e do corte da saia ¼ de roda

Passo 8 – Saias godês precisam “descansar”, pois cedem devido ao viés. Portanto, pendure a saia de um dia para o outro, a fim de ver o quanto irá ceder para posteriormente emparelhar. Dependendo do tecido, a saia pode ceder muito onde pega o sentido do fio no viés, por isso este descanso é necessário. Quanto mais comprida for a saia, mais peso terá o tecido, portanto cederá mais. 

Se você pretende fazer a saia em grande escala, sugiro que realize a primeira modelagem e faça a peça piloto para analisar o quanto a saia irá ceder. Posteriormente apare esta medida do molde retraçando a bainha.

Por Bruna Pacheco

Prof. da Universidade Feevale e proprietária da Black Label Consultoria

Exibições: 5243

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço