Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como medir fios de tecido: Entenda o método de Titulação

Por Aldine Leonhardt

Instrutora de Malharia e Consultora de Moda e Imagem

 

É impossível medirmos a espessura de um fio têxtil da mesma forma que faríamos, por exemplo, com um fio de cobre, em função das irregularidades que existem em sua extensão. Mas, então, como medir fios de tecido? A resposta é: através a titulação dos fios, um método utilizado para medir diâmetro ou espessura dos fios, independente das irregulares.

 

O título do fio nada mais é que a relação entre sua massa e seu comprimento, ou, então, a relação inversa, variando de acordo com o sistema aplicado.

O peso do fio. Fonte: Purple Laines

 

Para entender como medir fios de tecido, veja como funciona a titulação. Existem dois sistemas que dividem a titulação, o sistema direto e o sistema indireto, e seus respectivos subsistemas.

 

O sistema direto apresenta a relação de massa (em gramas) por comprimento (em metro) de fio, sendo diretamente proporcional à espessura, ou seja, quanto maior é a massa por comprimento de fio, mais espesso ele é. Dentro deste sistema, os mais encontrados são:

 

  • TEX: corresponde ao peso em gramas para formar mil metros de fio. Quanto maior o número Tex, mais espesso será o fio e quanto menor o número Tex, mais fino ele será.

 

  • Dn: sigla de Denier, corresponde ao peso em gramas para formar 9 mil metros de fio. Quanto maior o número Dn, mais espesso será o fio e quanto menor o Dn, mais fino será o fio.

Exemplos de titulações TEX e Dn. Fonte: Acervo pessoal.

 

Já o sistema indireto possui como base fixa a massa e tem o comprimento variável, neste caso a massa não se faz proporcional à espessura. Este sistema ainda apresenta o número de cabos (fios singelos que compõem um fio) e pode ser encontrado em Título Inglês, abreviado por Ne (number english) e em Título Métrico, abreviado por Nm.

 

  • Ne: estabelece a quantidade de meadas de 840 jardas (1 jarda corresponde a 0,914 metros) necessárias para obter 1 libra (1 libra corresponde a 453,6 gramas) de fio.

 

  • Nm: estabelece a quantidade de metros de fio necessária para obter 1 grama.

 Exemplos de titulações Ne e Nm. Fonte: Acervo pessoal.

 

A respeito das últimas titulações, é importante observar que no Título Inglês – Ne, o número de cabos fica após a barra, enquanto no Título Métrico – Nm, o número de cabos antecede a barra.

 

Também, erros de digitação da titulação dos fios são frequentemente encontrados nas etiquetas, contudo, este conhecimento básico a respeito dos títulos permite uma fácil interpretação, tornando mais simples entender como medir fios de tecido.

 

Por Aldine Leonhardt

Instrutora de Malharia e Consultora de Moda e Imagem

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 1151

Responder esta

Respostas a este tópico

1º erro: não é título métrico/inglês. É Nr. métrico/inglês - NM e NE respetivamente
2º erro: 28/2 É formado por 2 cabos e necessita de 14 meadas para alcançar 1 libra de peso(e não 28)
3º errro: NM 2/30 é formado por 2 cabos e necessita de 15 metros de fio para 1 grama(e não 30)
Os 2 erros acima resultam de não ter sido calculado o Nr equivalente/resultante.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço