Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como montar uma cartela de cores e materiais em um projeto de moda?

Em posts anteriores eu escrevi sobre a importância da escolha do tema para o desenvolvimento de coleção, assim como da montagem de painel de inspiração e do uso do mapa mental para estímulo da criatividade. Neste post vou explorar mais duas etapas que podem ser inseridas no processo criativo: a escolha das cores e dos materiais e a montagem de cartelas.

Ao desenvolvermos uma coleção, levamos em consideração, além do tema, as tendências de moda. Então, a nossa cartela de cores, matérias-primas e aviamentos, devem estar em consonância com essas duas referências. Ao escolhermos as cores e materiais temos que primeiro ter pesquisado as tendências (em feiras, desfiles, revistas) e posteriormente devemos observar o nosso tema e, consequentemente, nosso painel de inspiração.

Algumas cores são escolhidas a partir das tendências para a estação que se desenvolve os produtos e outras advém do tema, e estas devem ser as mais representativas, ou seja, que remetam ao assunto escolhido.

A escolha das matérias primas e aviamentos partem do mesmo princípio. Sempre buscamos as tendências, levando em consideração a estação, a marca para qual criamos nossos produtos e nosso tema de inspiração.

Depois de escolhidas, devemos montar uma cartela para as cores e outra para materiais e aviamentos. As cores devem ser apresentadas juntas, mas organizadas de maneira que todas fiquem visíveis. Sempre devemos identificar cada uma com um nome e preferencialmente colocar o número do Pantone têxtil de cada uma delas. Todas as cores usadas na coleção devem estar nesta cartela.

A forma de apresentação da cartela varia de acordo com quem está criando e pode ser feita em consonância com o painel de inspiração. Devemos ter o cuidado de usar um fundo claro e neutro para não influenciar nas cores da cartela.

Nos exemplos que trago podemos ver algumas possibilidades para apresentação das cores. Na figura 1 podemos visualizar dois exemplos de cartela de cores. No da esquerda o tema era "Belle Époque" e o da direita os "tweens" (o mesmo exemplo que usei no mapa mental). A montagem da cartela é bem diferente, mas em ambos percebemos a cor e um nome, fundo claro e as cores separadas, para melhor visualização individual e também global das cores. No primeiro uma montagem fazendo alusão ao tema, já na segunda apenas uma imagem.

Exemplo de cartela de cores - Belle Époque e tweens . Fonte: Acervo da autora.



Nos exemplos abaixo conseguimos ver que o formato da cor faz referência ao tema escolhido. Na primeira cartela, o formato do papel assim como o de cada cor é um beijo, o tema é pin-up, fez-se também o uso de imagens para compor a cartela e os nomes também foram criados a partir da temática. No segundo, a moldura foi usada como elemento para mostrar as cores selecionadas.

Exemplo de cartela de cores - Pin-Up e seleção de cores. Fonte: Acervo da autora.



A cartela de materiais e aviamentos deve conter tudo que será utilizado nas peças: tecidos, rendas, botões, enfeites. Todos os materiais devem ser nominados e, de preferência, devem conter a composição de cada um. Os exemplos mostram duas diferentes maneiras de montar essa cartela. Na primeira, nota-se os tecidos e aviamentos e alguns nomes e características. No segundo, algumas imagens de referências e alguns materiais.

Exemplo de cartela de materiais e aviamentos - Tecidos e aviamentos. Fonte: acervo da autora



Interessante, né? Isso que dizer que podemos ser criativos também na hora de montar nossa cartela de cores e materiais. Essas etapas são super importantes para que no momento de criar consigamos ver o conjunto, utilizando todas as cores da nossa cartela, explorando os matérias e aviamentos e desenvolvendo um trabalho coeso do início ao fim.

Por Julia Picoli
Docente no curso de Moda da Feevale e consultora de produto de Moda

Exibições: 1068

Responder esta

Respostas a este tópico

  Interessante, né? Isso que dizer que podemos ser criativos também na hora de montar nossa cartela de cores e materiais.

  A forma de apresentação da cartela varia de acordo com quem está criando e pode ser feita em consonância com o painel de inspiração.

A escolha das matérias primas e aviamentos partem do mesmo princípio. Sempre buscamos as tendências, levando em consideração a estação, a marca para qual criamos nossos produtos e nosso tema de inspiração.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço