Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os desafios de montar uma confecção são os mais diversos. Talvez o primeiro deles é saber por onde começar. Quais os passos iniciais e para onde eles devem ser dados? Como legalizar e gerenciar uma empresa?

Para alcançar as respostas para essas perguntas é essencial que o profissional interessado em montar sua própria confecção saiba onde buscar as principais informações sobre o assunto. A apostila do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas) “Ponto de Partida: instruções gerais”aborda alguns dos aspectos que o empreendedor deve levar consideração sobre como estrutura e iniciar a própria empresa.

Segundo a cartilha, o primeiro passo é avaliar o perfil do empreendedor, conhecer a si mesmo e checar se você está pronto para começar a subir a escad. São atributos do empreendedor conhecer o ramo de atuação, ter capacidade de liderança, correr riscos calculados, ser otimista, autoconfiante e persistente. Para aqueles que não possuem esse perfil, é possível fazer alguns cursos do Sebrae voltados para aprimorar o lado empreendedor e conhecer mais sobre o desafio de ter o próprio negócio.

O segundo passo é saber identificar a oportunidade, ou seja, saber analisar se é um produto/serviço/negócio viável. Nesta etapa é essencial que o empreendedor conheça o mercado para o qual quer entrar, fazer um bom plano de negócio, analisar o mercado, entre outras. Os próximos passos consistem em conhecer os aspectos legais, inclusive os aspectos específicos voltados para o setor de atuação, como implantar o negócio e gerenciá-lo.

O empreendedor precisa ser determinado e conhecer a produção de vestuário para montar uma confecção/ Reprodução


A cartilha mencionada anteriormente traz informações gerais sobre como começar um negócio, mas existem outros aspectos que são específicos ao empreendedor que deseja montar uma confecção e podem ser acessados na cartilha do Sebrae de São Paulo “Comece Certo: Indústria de confecção”. Os dois documentos são complementares entre si e oferecem excelentes subsídios para o empreendedor que quer entrar no ramo de produção de vestuário e, desde o início, atuar legalmente no mercado.

O texto auxilia o empreendedor a montar uma confecção trazendo informações e dicas sobre a atividade de produção de vestuário, a escolha do ponto de abertura da empresa, como fazer o licenciamento do negócio. Além desses aspectos, o empreendedor precisa estar atento a outros detalhes, como a necessidade da vistoria pelo corpo de bombeiros do local onde será realizada a atividade, questões sobre o contrato de locação (caso o imóvel não seja próprio), tributação e encargos sociais e a contratação de mão de obra. O documento também traz informações sobre como proceder no encerramento das atividades da empresa.

Além dessas cartilhas, o empreendedor pode buscar informações direto no site do Sebrae ou entrar em contato com o Sebrae do seu estado.

http://www.audaces.com/br/Producao/Falando-de-Producao/2013/7/12/co...

.

.

.

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 2293

Responder esta

Respostas a este tópico

Além dessas cartilhas, o empreendedor pode buscar informações direto no site do Sebrae ou entrar em contato com o Sebrae do seu estado.

O texto auxilia o empreendedor a montar uma confecção trazendo informações e dicas sobre a atividade de produção de vestuário, a escolha do ponto de abertura da empresa, como fazer o licenciamento do negócio.

FALTA DIZER O MAIS IMPORTANTE : CONTRATAR UM CONSULTOR OU UM TÉCNICO TÊXTIL COMPETENTE PARA ORIENTÁ-LO. A COOPETÊXTIL -COOPERATIVA DE ENSINO DE PROFISSIONAIS DA INDUSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÃO, POSSUI ESSES PROFISSIONAIS (24) COM DÉCADAS DE EXPERIÊNCIAS NESSAS ÁREAS E TAMBÉM DÁ CONSULTORIA NO SEBRAE.  SÃO TEÓRICOS E NÃO TEM TÉCNICOS, PESSOAL ESPECIALIZADOS EM MARKETING, NEM ECONOMISTAS NESSA ÁREA. ABRIR EMPRESA DE CONFECÇÃO NÃO É BRINCADEIRA E ENVOLVE MUITA VARIANTES E A PRINCIPAL É A MÃO DE OBRA A SER RECRUTADA E TREINADA ADEQUADAMENTE.VOCÊ ROMILDO, COMO TÉCNICO TÊXTIL APOSENTADO, DEVIA DAR EXEMPLO E PRESTIGIAR A PROFISSÃO. AGORA MESMO, NÓS TEMOS 5 PROFISSIONAIS DA COOPETEXTIL,  AÍ NA SUA CIDADE DE ESTANCIA, PRESTANDO SERVIÇOS NA MONTAGEM DE UMA NOVA FÁBRICA DA CONSTÂNCIO VIEIRA, INCLUSIVE TÉCNICO TÊXTIL, COLEGA DE SUA TURMA DO CETIQT, O PAULO OLIVEIRA QUE FOI PRESTAR SERVIÇO PELA COOPETEXTIL E GOSTARAM TANTO DELE, QUE O CONTRATARAM, APESAR DE APOSENTADO. PERDEMOS UM BOM PROFISSIONAL DA NOSSA COOPERATIVA. 

  Barbosa , sempre prestigiei a profissão mais chega a hora que nos( ou eu) necessitamos de descanso . Optei por ter um merecido descanso. Estarei sempre a disposição para colaborar onde for necessário.

Um grande abraço.

Estarei torcendo para o nosso colega Paulo Oliveira (popular Paulo Paraiba) tenha um ótimo desempenho na nova função.

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço