Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

imagem                

                Preparar o tecido para o corte é uma das etapas mais importantes em uma confecção, uma vez que a disposição correta do material evita possíveis problemas de alinhamento, caimento, entre outros, na peça final. Para entender esse processo e saber executá-lo, o texto trás uma série de dicas e informações úteis de como preparar o tecido para o corte. Porém, antes de partir para o “como fazer” é importante que o profissional tenha noções básicas sobre a estrutura dos tecidos.
Estrutura dos tecidos Na produção dos têxteis os fios da teia (urdume) e da trama entrelaçam-se perpendicularmente e a região localizada nas “beiradas” ao longo do tecido é conhecida como ourela. Já a direção do fio pode ser longitudinal (teia) e transversal (trama) e qualquer diagonal que intercepte esses dois fios chama-se viés.
É importante ressaltar que os fios do tecido possuem características diferentes e interferem diretamente no caimento da peça. A direção longitudinal da trama tem pouca flexibilidade enquanto o sentido transversal é mais flexível e proporciona um caimento “mais cheio” à roupa. O viés possui bastante elasticidade e proporciona um caimento suave à peça.
Endireitar as beiradas Essa etapa é necessária para que a dobra do tecido seja feita de forma uniforme e para verificar o alinhamento do fio. Em alguns tipos de tecidos, como os mais firmes, essa verificação pode ser feita rasgando um pedaço do material. Já para os tecidos maleáveis e macios o recomendado é puxar um fio, um procedimento mais demorado do que o anterior, porém, mais efetivo para esse tipo de material. Outra opção é cortar sobre uma linha do tecido. Essa é uma técnica mais rápida e simples de ser executada desde que o material possua um desenho de padrão linear.

Endireitando as extremidades dos tecidos/ Fonte: A Bíblia da Costura
Alinhamento Não é incomum o tecido sofrer alguma distorção com a marcação da direção da trama na manufatura o que pode comprometer o caimento da roupa. Por isso, antes de realizar o corte é preciso fazer o realinhamento do fio. Primeiro, dobre o tecido no sentido do comprimento e alinhe as ourelas e beiradas. Caso as beiradas ou os cantos ficarem desalinhados é sinal de que o tecido está torcido e precisa ser realinhado antes do corte.
Outro passo importante para saber como preparar o tecido para o corte é esticar o tecido no viés para distorcê-lo. Puxe de modo suave e firme o material até que o tecido fique liso e os cantos formem um ângulo reto (90º). Vale destacar que ao esticá-lo demais é possível causar novas distorções. Após esta operação deixe o tecido descansando sobre uma superfície lisa. Em caso de estampados que não seguem o fio reto não há correções possíveis, por isso, evite adquirir material com essas características.

Alinhando o fio do tecido/ Fonte: A Bíblia da Costura


Pré-encolhimento Caso não se tenha a informação do quanto o tecido pode encolher é possível avaliar esta questão ao lavar-se o material, seguindo as instruções referentes aos cuidados com ele. Já para fazer o pré-encolhimento de tecidos em lavagem a seco, deve-se umedecê-lo e colocá-lo para secar sobre uma superfície plana e passá-lo levemente do avesso. Cuidado: antes de efetivamente fazer esse procedimento com a peça inteira é conveniente fazer um teste com um pedaço do tecido a fim de verificar se desbotará.
Passar o tecido A última etapa de como preparar um tecido para o corte é a verificação da presença de rugas ou marca de dobras no tecido. Nesses casos é importante passar o material a fim de verificar se essas irregularidades podem ser removidas e, se não desaparecerem, ou se ao longo da dobra surgir uma faixa de cor mais clara, deve-se evitar essas áreas ao se fazer o encaixe dos moldes e o corte.
Fonte Livro A Bíblia da Costura

http://www.audaces.com/br/Producao/Falando-de-Producao/2013/9/2/com...

Exibições: 884

Responder esta

Respostas a este tópico

Quando se trata de uma maquina bem regulada e de um bom controle de qualidade na preparação do rolo de urdume,dificilmente o tecido plano sai do tear com diferença de tensoes comprometedoras.

Aonde podem acontecer problemas são nas secadeiras e ramas:

-não uniformidade de temperatura nos campos de calor.

-ventilação interna das estufas descontrolada.

-cilindros de alimentação e de arraste não paralelo a trama.

e outros....

Dificilmente se corrige eficientemente um problema de construção e de acabamento de um tecido numa mesa de corte.

Quando se trata de tecidos cujas dimensões foram termo fixadas a coisa torna-se quase impossível a correção.

Daí fazer constar do pedido que o tecido deve estar estabilizado dimensionalmente e que os fios devem ser rigorosamente perpendiculares conforme os princípios básicos da tecelagem.

Caso contrario fica a vontade do freguês e aceitar ou não o artigo no estado.

Luiz

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço