Preparar o tecido para o corte é uma das etapas mais importantes em uma confecção, uma vez que a disposição correta do material evita possíveis problemas de alinhamento, caimento, entre outros, na peça final. Para entender esse processo e saber executá-lo, o texto trás uma série de dicas e informações úteis de como preparar o tecido para o corte. Porém, antes de partir para o “como fazer” é importante que o profissional tenha noções básicas sobre a estrutura dos tecidos.
Alinhando o fio do tecido/ Fonte: A Bíblia da Costura
Pré-encolhimento Caso não se tenha a informação do quanto o tecido pode encolher é possível avaliar esta questão ao lavar-se o material, seguindo as instruções referentes aos cuidados com ele. Já para fazer o pré-encolhimento de tecidos em lavagem a seco, deve-se umedecê-lo e colocá-lo para secar sobre uma superfície plana e passá-lo levemente do avesso. Cuidado: antes de efetivamente fazer esse procedimento com a peça inteira é conveniente fazer um teste com um pedaço do tecido a fim de verificar se desbotará.
Passar o tecido A última etapa de como preparar um tecido para o corte é a verificação da presença de rugas ou marca de dobras no tecido. Nesses casos é importante passar o material a fim de verificar se essas irregularidades podem ser removidas e, se não desaparecerem, ou se ao longo da dobra surgir uma faixa de cor mais clara, deve-se evitar essas áreas ao se fazer o encaixe dos moldes e o corte.
Fonte Livro A Bíblia da Costura
http://www.audaces.com/br/Producao/Falando-de-Producao/2013/9/2/com...
Tags:
Quando se trata de uma maquina bem regulada e de um bom controle de qualidade na preparação do rolo de urdume,dificilmente o tecido plano sai do tear com diferença de tensoes comprometedoras.
Aonde podem acontecer problemas são nas secadeiras e ramas:
-não uniformidade de temperatura nos campos de calor.
-ventilação interna das estufas descontrolada.
-cilindros de alimentação e de arraste não paralelo a trama.
e outros....
Dificilmente se corrige eficientemente um problema de construção e de acabamento de um tecido numa mesa de corte.
Quando se trata de tecidos cujas dimensões foram termo fixadas a coisa torna-se quase impossível a correção.
Daí fazer constar do pedido que o tecido deve estar estabilizado dimensionalmente e que os fios devem ser rigorosamente perpendiculares conforme os princípios básicos da tecelagem.
Caso contrario fica a vontade do freguês e aceitar ou não o artigo no estado.
Luiz
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por