Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como transformar o Brasil em uma potência de inovação e tecnologia?

Série produzida pela Agência de Notícias da Indústria apresenta os Institutos SENAI de Inovação.

Dia, 27 de novembro, estreou, no canal do Youtube do SENAI Nacional, a série Um Mundo de Possibilidades, que reúne reportagens especiais sobre as pessoas que estão por trás de projetos inovadores, em diferentes e interligadas áreas de pesquisa aplicada, dos Institutos SENAI de Inovação.

Dividida em cinco capítulos, a série apresenta e explica os objetivos da rede de Institutos e explora as possibilidades e inovações em curso para promover a transformação digital, a bioeconomia, a saúde, a descarbonização e a transição energética.

Com quase 100 entrevistados, a equipe de reportagem da Agência de Notícias da Indústria viajou por seis estados – Bahia, Mato Grosso do Sul, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul – para visitar 11 Institutos de Inovação. O intuito da produção foi mostrar como a pesquisa aplicada, feita na rede, está desenvolvendo soluções para desafios bastante reais no Brasil e no mundo.

De vacinas a biocombustíveis, submarinos a software de última geração, os Institutos SENAI de Inovação estão trazendo à vida milhares de projetos incríveis, tornando possíveis coisas que antes eram consideradas impossíveis.

De acordo com Gustavo Leal, Diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), a rede dos institutos é determinante para impulsionar a competitividade da indústria brasileira.

Gustavo Leal – Diretor-geral SENAI Nacional –
Foto: Portal da Indústria

“Transformar conhecimento em novos produtos e novos processos é inovação. Quem faz isso é a empresa, mas ela precisa de apoio para internalizar esses conhecimentos nos seus processos. Os Institutos SENAI de Inovação fazem o elo entre a geração de conhecimento na Academia e as indústrias. É o principal investimento no país para cumprir esse papel”.

Gustavo Leal, Diretor-geral do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Criada em 2011, como resultado de colaborações entre líderes da indústria, autoridades governamentais e acadêmicas, a rede SENAI de Inovação preencheu uma lacuna no ecossistema de inovação brasileiro. Ela se tornou um aliado de ponta para a indústria, unindo universidades, empresas, centros de pesquisa e estruturas governamentais.

Os 28 institutos, dentre eles o ISI Biossintéticos e Fibras, do SENAI CETIQT, atuam em diversas áreas de conhecimento e já desenvolveram mais de 2,6 mil projetos, mobilizando cerca de R$ 2 bilhões em recursos. 

Hoje, cerca de 1,2 mil colaboradores – cientistas, técnicos e profissionais administrativos – trabalham nos Institutos SENAI de Inovação. Entre os pesquisadores, metade são mestres e doutores. 

Além de abrir frentes de trabalho para cientistas brasileiros, a rede atraiu especialistas sul-americanos, norte-americanos, europeus e asiáticos.

Confira no vídeo abaixo o episódio 4: A Bioeconomia é a cara do Brasil, e conheça mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Instituto SENAI de Inovação em Biossintéticos e Fibras!



Fotos: Agência de Notícias da Indústria

https://senaicetiqt.com/como-transformar-o-brasil-em-uma-potencia-d...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 23

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço