Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Transformar tailleur em casaco

Há dias encontrei nas minhas pesquisas a transformação de um tailleur em casaco  fiquei fascinada com o trabalho surpreendente e partilhei no facebook, hoje depois de uma longa ausência por motivos pessoais resolvi partilhar convosco o passo a passo  que vai ajudar a transformar tailleur em casaco. O tailleur é nem mais do que um conjunto composto por uma saia e um casaco. Nem todos os modelos de casaco se adequam a esta transformação mas a sua imaginação e criatividade pode voar mais alto e criar o vosso próprio modelo.

Primeira fase para transformar tailleur em casaco

Ajustes no casacoNo casos das transformações temos de ter em conta as nossas medidas e fazer um estudo antecipadamente, para não termos surpresas no final e assim a nossa nova peça nos assente na perfeição. Neste caso precisamos de nos certificar que o casaco nos serve, verificar se precisa de ajustes e colocar mão à obra se tudo estiver bem.

Neste caso concreto em primeiro lugar ajustamos o casaco  formando uma costura ao centro (é importante que tenham atenção às simetrias a costura deve ficar na zona do fio do meio), a costura pode ser mais profunda na zona da cintura  para evitar outras pinças. Para fazer esta alteração começamos por desmanchar as bainhas e por ais podemos fazer a alteração. Depois do casaco ser ajustado, passamos à fase de desmanchar a saia, fazendo-o cuidadosamente para podermos aproveitar os cós, as palas dos bolsos do casaco também se aproveitam, etc.

Marcar e unir o casaco com a saia

Desmanchar e alinhar costuras

Começamos por fazer a marcação da linha da costura no casaco, pode ser feita medindo e marcando com o giz para depois alinhavar para evitar que a marcação se desvaneça. Com a saia descosida vamos alinhar as pinças do casaco com as pinças da saia para podemos alinhavar para posteriormente coser.

Primeiro pregamos a parte das costas e de seguida as 2 partes da frente, neste caso só até às pinças, para depois fazermos o efeito arredondado que dá todo o charme a este casaco tipo Mozart. É importante depois de coser à máquina abrir bem as costuras do lado do avesso, para que o trabalho fique mais perfeito.

Como fazer o arredondado no casaco transformado

Na hora de fazer o arredondado na parte da frente é necessário testar, porque depende do modelo de casaco e saia que temos em mãos, e nestes casos, quase sempre o tecido está milimetricamente contado, porque é necessário fazer alguns testes para depois gostarmos do resultado final. Neste caso coseu-se a parte da saia na zona da cintura apenas até à zona das pinças e a partir desse ponto foi usada a frente do casaco com uma linha na diagonal e a partir da terminação dessa linha fez-se o arredondado do casaco.

Podemos testar apenas de um dos lados e depois de chegarmos ao resultado pretendido, viramos o casaco do avesso dobramos ao meio e pregamos as costuras de ambos os lados com alfinetes para manter as as costuras unidas só depois copiamos para o outro lado do casaco, pode ser fazendo um risco com giz ou fazendo marcação. Só assim conseguimos que o casaco fique simétrico, mas pode não ser esse o vosso objectivo, por isso depende do que pretendem .

Terminar com os pormenores do casaco

Pormenores do casaco

Nos pormenores foram usadas as palas dos bolsos do casaco e o interior dos bolsos foram feitos com tecido do forro. O cós que era da saia serviu para fazer o cinto que parte apenas da zona das pinças e é aplicado por cima.  O restante do cós foi usado para fazer as presilhas que suportam o cinto. O forro procede-se da mesma forma que o casaco, mas tem menos pormenores. Para fazer o remate do forro procede da mesma forma como quando fazemos a emenda no comprimento do casaco e assim fica um trabalho perfeito.

Esta é uma forma de dar uma vida nova a um tailleur que já não satisfazia as necessidade de quem o possuía. Quantas vezes isso nos acontece?! O que fazemos normalmente?! Colocamos de lado?! É isso que me acontece com frequência. Este exemplo, veio reiterar a minha ideia de que nada se perde e tudo se transforma. Espero que como eu aprendam a transformar tailleur em casaco e assim passem a desperdiçar muito menos os verdadeiros tesouros que tem em casa sem lhe dar utilidade. Bom trabalho

Créditos para: http://ofdreamsandseams.blogspot.pt/2013/01/the-amadeus-coat.html

Exibições: 295

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço