Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Como Zara e 5 Grifes Reagiram à Acusação de Trabalho Escravo

Marisa, Zara, Pernambucanas, Gregory, Collins e C&A vão da negação do problema a ações elogiadas pelo Ministério do Trabalho

Loja da Zara

Loja da Zara: depois do envolvimento com trabalho escravo, empresa se associou a ONGs para ajudar imigrantes no Brasil

São Paulo – Além de serem nomes conhecidos do grande público, as varejistas Marisa, Pernambucanas, C&A, Zara, Collins e Gregory guardam, de certa forma, um passado em comum: todas entraram na mira do Ministério do Trabalho em função do suposto uso de trabalho escravo na produção das peças que abastecem suas araras Brasil afora.

Na visão do procurador do Trabalho Luiz Fabre, falar sobre o assunto não deixa de tocar em questões de ordem humanitária. Mas para além da situação de exploração dos indivíduos, a adoção do trabalho escravo também mexe com os cofres do governo – e das companhias concorrentes. “Em razão da não anotação da carteira de trabalho, há evasão de tributos não recolhidos. A partir daí começa haver concorrência desleal, pois fica difícil para as empresas cumpridoras da legislação trabalhista competirem de igual para igual”, afirma.

É verdade que as condições encontradas pelas equipes de fiscalização nas fornecedoras e oficinas terceirizadas foram semelhantes em todos os casos, a começar pela presença de imigrantes ilegais, condições precárias de trabalho e imposição de jornadas exaustivas. Às voltas com as acusações de envolvimento, contudo, as empresas adotaram posturas diferentes.

Enquanto algumas resolveram aumentar o controle sobre sua cadeia de produção, outras sustentaram não ter responsabilidade sobre os processos adotados pelas oficinas que costuram suas peças. Veja, a seguir, o que elas fizeram de prático:

Marisa: formalização de 2.000 empregados

Luís Alexandre Faria, coordenador do grupo de fiscalização do Ministério do Trabalho em São Paulo, não hesita em classificar a atuação da Marisa como uma reviravolta bem-sucedida. "Monitorando os sistemas de cadastro, percebemos que em menos de dois anos surgiram 2.000 trabalhadores formais na empresa. Não há crescimento nesse meio tempo que justifique esse incremento", disse ele, reforçando que a varejista optou por regularizar os trabalhadores envolvidos no processo de produção de suas peças.

Em 2010, a Marisa recebeu 48 autos de infração, com dívida total de 633.600 reais. O ponto de partida foi a descoberta de 16 bolivianos trabalhando em condições análogas às de escravidão no sobrado de uma igreja, na zona norte de São Paulo. Nos cadernos encontrados no local, anotações denunciavam a cobrança de taxas para "fronteira" e "documentos", com indício de tráfico de pessoas. Com salários de até 247 reais, os funcionários cumpriam uma jornada que começava às 7 da manhã e seguia até às 9 da noite – fora o expediente do fim de semana.

Desde o flagrante, a Marisa assinou um termo de ajustamento de conduta, revisou as exigências feitas às oficinas, promoveu fiscalizações feitas sem aviso e cortou mais de 70 fornecedores diretos e indiretos. Agora, toda a produção é rastreada por nota fiscal, permitindo o controle sobre o local da produção de cada peça. À EXAME.com a empresa afastou ter responsabilidade jurídica sobre as falhas encontradas, mas disse que, ainda assim, achou que deveria "tomar medidas inerentes às boas práticas de responsabilidade social, aprimorando as auditorias."

Exibições: 909

Responder esta

Respostas a este tópico

tudo  bem bonitinho   o  que  esatn  fasendo  ou   diz  que  estao   mais    sera   que   os   preços  da  mao de obra  aumento   para   os   fornecedores??????????????????????  con  esa  crisis  sei  nao 

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço