Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Complemento do artigo sobre desemprego: Trabalhadores qualificados são os mais atingidos

 

 

Trabalhadores qualificados são os mais atingidos

05 de setembro de 2011 | 0h 00

  •  
Raquel Landim - O Estado de S.Paulo

A sangria de vagas na indústria provocada pelo comércio exterior atinge principalmente os trabalhadores de maior qualificação. Das 180 mil vagas perdidas no primeiro semestre deste ano por conta da queda das exportações e do aumento das importações, 140 mil foram de trabalhadores com ensino médio completo e 32,3 mil de profissionais com ensino superior completo.

 

Segundo Paulo Francini, diretor do departamento econômico da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), a indústria é o setor que emprega a mão de obra como maior qualificação, por isso, as perdas provocadas pelo comércio internacional também se concentram nesse segmento. "Trabalhadores sem ensino fundamental completo praticamente não conseguem mais vagas na indústria", disse.

No setor de serviços, a remuneração média é superior à da indústria, porque inclui profissionais altamente qualificados, como médicos e advogados. A maioria, no entanto, recebe remuneração inferior no setor de serviços. "Para quem não tem faculdade, a indústria é a melhor opção", diz Francini

Exibições: 77

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço