Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Concorrência de Países com o Câmbio Subvalorizado Dificultam Crescimento do Setor Têxtil Nacional

Indústrias buscam soluções para o setor têxtil e de vestuário - Foto SXC

Com objetivo de buscar soluções conjuntas para problemas comuns que vem afligindo os empresários dos três Estados do Sul do país, as federações das indústrias do Paraná (Fiep), Santa Catarina (Fiesc) e Rio Grande do Sul (Fiergs) reuniram-se em Porto Alegre (RS), na última sexta-feira (1º) para realização do III Fórum Sul do Setor Têxtil e Vestuário.
Na ocasião, foram discutidas as prioridades e dificuldades que o setor enfrenta atualmente, principalmente a concorrência desleal de produtos importados de países com o câmbio subvalorizado, como a China.
Presente na reunião, o coordenador do Conselho Setorial da Indústria Têxtil da Fiep, Marcelo Surek, destacou a necessidade de sensibilizar os representantes dos três Estados no Congresso Nacional, para que sejam encampadas medidas de proteção à indústria brasileira. “Temos que ser proativos, para que as leis sejam criadas de acordo com a realidade de cada região”, afirmou. O agravamento da atual situação tem levado ao enfraquecimento do parque industrial brasileiro e consequente desindustrialização. “Este é o segundo setor que mais gera emprego no país, temos que preservá-lo”, destacou Surek.
Dentre as medidas sugeridas para melhorar a competitividade dos empresários do setor têxtil e de vestuário, estão a redução da carga tributária. “Existe muita informalidade no setor, se criássemos uma situação onde todos pudessem ser legais, todos pagaríamos menos”, afirmou Surek.
Este foi o terceiro encontro do Fórum Sul do Setor Têxtil e Vestuário, as duas primeiras reuniões foram realizadas em Curitiba e Florianópolis (SC). Entre as próximas ações elencadas pelos participantes do fórum estão a busca das bancadas parlamentares de cada um dos três Estados, individualmente, para depois debater a situação deste setor com as três bancadas em conjunto.
A próxima reunião do fórum está marcada para o dia 14 de setembro.

Por Agência FIEB
Edição de Título Márcia Martins/FPM

Fonte:|http://folhapaulistana.com.br/folha/05/06/2012/concorrencia-de-pais...

Exibições: 138

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço