Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Concurso Denim Day: SENAI CETIQT realiza desfile feito por alunos voltados para a indústria do jeans

O evento reuniu estudantes, professores, familiares e especialistas da área da moda, para prestigiar os trabalhos produzidos.

Foi realizado, na última quinta-feira (17), o “Concurso Denim Day” – um desfile de moda totalmente voltado para a indústria do jeans, produzido por um grupo de 16 alunos, iniciantes e veteranos, do curso de Design de Moda. O evento aconteceu dentro das instalações da faculdade SENAI CETIQT, localizada da Barra da Tijuca, e mobilizou diversos setores da instituição.

Idealizado com o propósito de estimular a capacidade técnica e o conhecimento dos estudantes em relação ao uso do jeans, no processo criativo de um produto de moda, o “Concurso Denim Day” foi palco de muita criatividade e modelagens exclusivas.

O evento contou com o apoio de empresas como a Canatiba Têxtil, que forneceu o jeans para os alunos; a SANCRIS, que forneceu os zíperes e linhas para as peças; a HiTech, fornecedora de beneficiamentos químicos em lavanderia e equipamentos de alta tecnologia; a Outer, que doou os sapatos usados na composição do styling dos looks; a Audaces, que presenteou a dupla vencedora com uma licença de um ano da ferramenta Audaces 360; e o Portal Inova Moda Digital, que confeccionou os troféus dos looks premiados.

Rafael Kutno, Laila Alves e Wesley Fernandes, modelo que desfilou a criação da dupla.

De acordo com os alunos do quarto período, Rafael Kutno e Laila Alves, que levaram o primeiro lugar, o concurso foi muito importante para estimular a criatividade.

Fizemos uma peça inspirada na Vivienne Westwood, que foi a mãe de movimentos de contracultura e mãe da moda Punk. Criamos um blazer com um coração atrás e a saia, com um estilo bem despojado. Como o concurso é sobre o jeans, buscamos explorar esse tecido de diversas formas”, explicou Rafael.

No ponto de vista da outra integrante da dupla, Laila Alves, iniciativas como essa acabam se tornando um grande incentivo para os estudantes, tendo em vista que eles também precisaram se reinventar durante o processo de criação.

“O improviso fez parte do processo.  Eu acho que isso é muito legal na moda – a gente conseguir criar, mesmo não partindo da ideia inicial”, concluiu Laila.

Como relatou o Analista dos Cursos de Design de Moda do SENAI CETIQT, e gestor do evento, Thierry Coutinho, a ação provém de uma necessidade da indústria, pontuada pela própria Canatiba, que indica a pouca intimidade dos jovens profissionais com o jeans. Para ele, o objetivo do concurso é contribuir com o mercado brasileiro, bem como preparar os alunos para um uso consciente e assertivo do tecido.

Segundo as professoras do curso de Design do SENAI CETIQT, Cristiane Santos e Diva Costa, encarregadas pela produção do concurso, eventos como esse mostram aos alunos como é o mundo real do trabalho, uma vez que são treinadas habilidades socioemocionais, responsabilidade social e inteligência emocional. Para ambas, tais elementos são fundamentais para a capacitação e qualificação de futuros profissionais.

Foram selecionados, para compor o time de jurados responsáveis por avaliar as produções feitas pelos alunos: André Rocha, Representante Comercial da Canatiba; Guilherme Gaspar, Coordenador de Estilo; Lu Catoira, Jornalista e Produtora de Moda; Rosana Naccarato, Docente do Curso de Design de Moda do SENAI CETIQT; e Victoria Fernandez, Coordenadora Acadêmica do Curso de Design do SENAI CETIQT.

Muito surpreso com o resultado e as capacidades técnica, profissional e criativa, dos trabalhos realizados pelos alunos, o Representante Comercial da Canatiba, André Rocha, que atuou como um dos jurados, considerou que a disputa foi bastante acirrada. “É muito importante estreitar a ponte entre os alunos e a indústria, para que eles saiam da faculdade com o conhecimento do como funciona o jeans”, afirmou o Representante.

O Estilista de Moda, graduado pelo SENAI CETIQT, Guilherme Gaspar, também considerou a ação muito relevante para os estudantes.

“Fiquei muito feliz de ter sido convidado para avaliar o desfile. O primeiro, o segundo e o terceiro lugar foram desfilados por homens. Isso pode ser um sinal de que a moda masculina está crescendo, ou de que foi usado uma plataforma de um corpo sem gênero, podendo ser usados por mulheres também”, contou Guilherme.

De acordo com um levantamento feito pelo IEMI – Inteligência de Mercado, foram constatados 1,34 milhão de empregos formais no setor têxtil nacional, no ano de 2022. Sendo assim, nesta semana onde se comemora o “Dia Internacional da Moda”, destacamos a importância de continuarmos incentivando e qualificando os estudantes, no intuito de que se tornem profissionais totalmente capacitados e envolvidos no crescimento da indústria da moda no Brasil.

por Jaqueline Crruz

https://senaicetiqt.com/concurso-denim-day-senai-cetiqt-realiza-des...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 71

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço