Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Concurso Xadrez Maker : Faculdade SENAI CETIQT desafia alunos a criar um jogo de xadrez com o auxílio da Impressão 3D

O projeto vencedor ficará disponível na biblioteca da instituição para que outros estudantes possam jogar

Entre os dias 22 e 31 de agosto, foi realizado o Concurso Xadrez Maker, na Faculdade SENAI CETIQT, como uma iniciativa da Coordenação de Empregabilidade Discente da instituição, apoiada pelo Instituto SENAI de Tecnologia. O projeto tinha como finalidade a integração dos alunos com diferentes tecnologias, bem como o aprimoramento técnico nos processos criativos através da prototipagem.

Aberto para os alunos dos cursos de Design de Moda, Engenharia Química e Engenharia de Produção, o concurso contou com a participação de 19 estudantes, que tiveram a oportunidade de entrar em contato com equipamentos e programas de modelagem 3D.

O foco era a criação de um jogo completo de xadrez, composto por um tabuleiro e 64 peças, contendo obrigatoriamente duas cores, para a identificação dos jogadores.

Todo o conceito em torno da elaboração do projeto foi transmitido através da capacitação teórica, em forma de palestra, intitulada “Modelagem 3D: tipos, maquinários e softwares utilizados”, realizada no Fashion Design Hub. Em seguida, os alunos precisaram enviar um projeto autoral para a criação do jogo, a partir do conteúdo teórico apresentado.

Três propostas foram enviadas para a banca avaliadora, composta pelo Analista dos Cursos de Design de Moda do SENAI CETIQT, Thierry Coutinho, e pelo Analista de Processos do IST, Tallyson Costa.

Após a etapa de avaliação, a proposta feita pela aluna do curso de Design de Moda, Cláudia Valentim, foi selecionada. Em seu projeto, ela utilizou tanto a técnica manual, a partir dos desenhos do jogo feitos à mão, quanto a técnica digital, realizada com o auxílio da impressão 3D.

Segundo Cláudia, o objetivo do seu projeto era incentivar a busca por conhecimentos ligados as ferramentas digitais para a criação de produtos simples e sustentáveis, mostrando a facilidade de conciliar as duas técnicas:

“Utilizei a técnica “do it yourself” (faça você mesmo, em português), quando o projeto é realizado manualmente, e me inspirei nos jogos de xadrez imprimíveis, que podem ser recortados em papelão reciclável. Inclusive, todo esse processo pode ser realizado por uma criança, ou por qualquer outra pessoa sem o conhecimento técnico”, explicou a aluna.

Além de participar da banca de jurados do concurso, o Analista de Processos do IST e Designer de Produtos, Tallyson Costa, foi o responsável pelo acompanhamento de toda a etapa de execução da proposta apresentada por Cláudia. Durante três dias, divididos em duas horas cada, ambos trabalharam no desenho e na prototipagem do jogo de xadrez, no Fashion Design Hub, espaço que faz parte do Instituto SENAI de Tecnologia.


De acordo com o Analista, o intuito era de que o desenvolvimento do jogo fosse realizado da forma mais fluída possível:

“Escolhemos mais dias, com menos quantidade de horas para que a Claudia desenvolvesse o projeto. Queríamos que fosse um processo criativo e espontâneo, em que ela pudesse participar de tudo. Também demos sugestões sobre o que podia ser mantido, ou melhorado no projeto. Ela, inclusive, absorveu as instruções rapidamente e estava bastante animada”, comentou Tallyson.

Para a Analista do setor de Empregabilidade Discente e uma das responsáveis pela ideia do concurso, Luize Marçal, o objetivo é de que sejam desenvolvidas mais ações na Faculdade que integrem as diferentes áreas da instituição, para que os alunos cheguem ao fim do curso com competências e conhecimentos distintos, envolvendo as tecnologias disponíveis no local.

O grande envolvimento da aluna, segundo Tallyson, resultou na produção de um segundo tabuleiro de xadrez. A ideia inicial era de que fosse criado apenas uma edição, que ficaria disponível para os demais alunos. Com as alterações, Claudia pôde desenvolver e levar para casa outro exemplar do jogo, bem como um certificado de participação, que contará como atividades complementares.

Caso queira conhecer de perto o projeto vencedor da aluna, ele ficará exposto no Espaço de Cultura e Conhecimento, situado na biblioteca da Faculdade SENAI CETIQT.

 

Exibições: 36

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço