Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Os desafios de reciclagem são globais. Neste painel, duas empresas estrangeiras e uma brasileira apresentam suas soluções e barreiras, à luz da legislação da Europa e do Brasil. A Capricórnio mostra suas boas práticas e projetos ainda em desenvolvimento, a americana Unifiapresentou o fio mais reciclado do mundo e a sueca Sysav trouxe a solução de triagem automatizada de retalhos têxteis. 

João Bordignon - Capricórnio Têxtil 

 Para os desafios da reciclagem, a primeira ação da Capricórnio foi melhorar a comunicação educativa, não só do descarte dos materiais da empresa, mas também a prática individual fora do trabalho de todos os colaboradores. Neste ano, a empresa lançou seu primeiro relatório de sustentabilidade em 2022, mesmo não sendo obrigados por lei, o incentivo do Pacto Global e da Liga de Sustentabilidade da Abit foram fundamentais para a iniciativa da publicação. A Capri, como é chamada pelo diretor, falou da experiência com a plataforma “a-terra” para disponibilizar os resíduos da produção e as ações de circularidade da empresa, como: projeto resíduo  zero realizado em parceria com uma fiação para gerar novos produtos e uso de fibras certificadas. Odescarte de lodo químico e pó de algodão tinto são os maiores desafios da empresa e projetos estão sendo desenvolvidos, como uso do lodo para geração de biogás. “Não adianta lutar contra as mudanças. Precisamos nos adaptar para sobreviver” concluiu Bordignon .

Eddie Ingle - UNIFI 

Abordando o fio sustentável REPREVE, o executivo da UNIFI iniciou sua apresentação elogiando a criatividade dos brasileiros que puxou os lançamentos da Unifi para atender as demandas dos empresários. A empresa já reciclou mais de 35 bilhões de garrafas Pet para criar o REPREVE e está na busca incansável de continuar nesta tendência. “Acreditamos que não é só uma questão de lucros, mas acreditamos em conciliar propósitos com nossos clientes” disse Ingle. “Nosso carro chefe é o polyester REPREVE e hoje estou usando roupa e sapato com este fio reciclável” completou. A empresa levou três anos para dar uma solução aos resíduos até chegar no REPREVE. O fio mais reciclável do mundo é mais caro, mas os consumidores estão dispostos a pagar e empresas como a Patagônia, Target, The North Face, Asics, Adidas, dentre outras, também pagam mais por este fio reciclável e feito de garrafas pet. Os resultados de impacto ambiental alcançaram  1,05 tonelada de GEE retirados do ambiente.Ingle citou ainda o case da empresa brasileira Dholler que investiu neste fio. 

Anna Vilén - Sysav 

Milhões de roupas e resíduos são descartados em aterrosanualmente. Porém, mais que 97% são fibras virgens, pois menos de 1% das empresas reciclam, sem contar 12% de 141 milhões de  toneladas descartadas que são perdidas na produção. As pessoas usam no máximo 7 vezes em média as suas roupas e já descartam.As empresas enfrentam grande fluxo de materiais residuaise o desafio de triagem como seleção de retalhos que utilizam misturas, mas é difícil a olho nu identificar composições. Estava faltando automatizar essa parte. A Syptex, da empresa suecaSysav, se coloca como o novo elo que pode ajudar as empresasneste desafio já que promete reciclar com muita eficiência automatizada a separação de resíduos, sendo ganhadora de vários prêmios por conseguir reciclar diferentes materiais, de roupa a carpetes. “Ainda temos o desafio de conseguir reciclar materiais que retardam chamas ou que têm muitas camadas, como algumas roupas. As principais barreiras da circularidade pós consumidor são as fibras mistas. O têxtil tem baixo valor, então precisamos de um grande volume para lucrar algo. Estamos esperançosos nos planos de grandes marcas, como Inditex, que almejam organizar essa reciclagem de roupas” explicou Vilén, que enfatizou a necessidade de aumentar escala e desenvolver o uso de inteligência artificial nos processos.

Fotos: Soul Studio

https://www.abit.org.br/noticias/conexoes-para-a-sustentabilidade

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 23

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço