Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Um novo estudo sugere que a utilização de métodos de corte e costura específicos na produção de vestuário pode reduzir significativamente a quantidade de microfibras libertadas nas lavagens.

[©Pixabay-Manfred Richter]

O estudo “Impact of sewing on microfiber release from poliéster fabric during laundry” (que pode ser traduzido por “Impacto da costura na libertação de microfibras de têxteis de poliéster durante a lavagem”), da autoria de R Rathinamoorthy, do Departamento de Tecnologia de Moda da PSG College Of Technology, e de S Raja Balasaraswathi, do Departamento de Tecnologia de Moda do Instituto Nacional de Tecnologia de Moda, da Índia, revela que os métodos de corte a laser e ultrassónicos podem reduzir em até 20 vezes a libertação de microfibras das peças de vestuário em comparação com o corte convencional com tesoura.

O estudo analisou os métodos de corte e costura de malhas e o seu impacto na libertação de microfibras por parte das peças de roupa durante as lavagens.

Ao nível dos pontos de costura, os pontos cerzidos permitiram uma menor libertação face a outros tipos. Os resultados mostram ainda que a utilização de mais agulhas aumenta a libertação de microfibras entre os diferentes tipos de variações de ponto no mesmo tipo de ponto.

Por exemplo, o estudo reportou um aumento de 45,27% de emissões de microfibras com os pontos cerzidos de quatro linhas (duas agulhas) em comparação com os pontos de três linhas (uma agulha).

No que diz respeito ao tipo de costura, as costuras de acabamento conseguiram reduzir em 93% a libertação de microfibras no estudo, uma vez que as bordas estavam completamente cobertas.

O estudo teve em conta ainda a densidade do ponto, concluindo que no caso de ponto corrido e flat-lock de uma agulha, a libertação de microfibras pode ser reduzida com um aumento da densidade dos pontos.

Contudo, notou-se uma tendência diferente no ponto cerzido, com os autores a sublinharem que será necessário explorar mais o tema no futuro.

Nas conclusões, os autores sublinham que uma seleção adequada do ponto, da sua densidade e do tipo de costura pode reduzir a libertação de microfibras de uma peça de roupa em até 64,6%.

Fonte: Bloomberg Linea

https://portugaltextil.com/confecao-pode-ajudar-a-combater-microfib...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 31

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço