Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Confecções infantis da região iniciam a produção de nova coleção

Em Cerquilho e Tietê, SP, setor têxtil infantil gera 1,5 mil empregos diretos.
Municípios reúnem mais de 76 mil habitantes e 150 empresas de costura.

Em Cerquilho e Tietê (SP), municípios que formam o Polo Têxtil Infanto-Juvenil da região de Itapetininga (SP), as mais de 150 confecções já iniciaram a produção de peças da nova coleção para o período de calor. As duas cidades que somam aproximadamente 76 mil moradores geram mais de 1,5 mil empregos diretos. Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento de São Paulo, o setor representa 45,02% da atividade industrial desses municípios.

Para dar conta de atender clientes cada vez mais exigentes, as confecções infantis estão com a produção em ritmo acelerado. Conforme mostra reportagem da TV TEM, emissora afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo, em apenas uma fábrica a produção terá mais de 75 mil peças  no segundo semestre de 2013. O planejamento começou em janeiro. De agosto até dezembro serão produzidas 15 mil peças por mês.

De acordo com a responsável pela fábrica, a empresária Fabiane Milane, a expectativa é que as vendas cresçam 10%. A nova coleção em produção tem 140 modelos entre shorts, saias, vestidos, bermudas e camisas. Para as meninas, os consumidores irão ver nas lojas muito babado, strass, brilho e cores cítricas em neon. Para os meninos, continuam em alta o xadrez e o tradicional jeans.

Fabiane ressalta que o mercado têxtil infantil é continuo. “É um bom mercado porque o índice de nascimento é alto. As crianças crescem de um ano para outro e perdem as roupas. Então, é um mercado que é legal investir, por isso, assim que acaba a produção de inverno, nós já temos que começar com a produção da nova estação para que quando chegar a hora de empregar às lojas a gente já tenha o produto pronto em estoque”, explica.

Produção da nova coleção segue em ritmo acelerado nas confecções da região. (Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM)Produção segue em ritmo acelerado nas confec- ções da região. (Foto: Cláudio Nascimento)

De acordo com a empresária, a produção de muitas fábricas aumenta, em média, 40% nesta época em relação às demais. Na confecção administrada por Fabiane, o serviço de costura é terceirizado para 25 oficinas. Já dentro da empresa, 52 funcionárias cortam os tecidos antes de serem enviados para as oficinas e depois dão acabamento a cada peça que volta para o barracão.

A responsável por outra confecção de Cerquilho, a empresária Regiane Scudeler, conta que a empresa desenvolveu 180 modelos para a próxima estação. Ela afirma que as peças já começam a ser entregues para os clientes. Em mais algumas semanas, a nova coleção já será exibida nas vitrines das lojas.

Para enfrentar a concorrência, a confecção decidiu diferenciar. Estampas exclusivas, com bichos e muita criatividade nos cortes, tudo para fidelizar os clientes e garantir a venda da produção. As peças são totalmente voltadas para o público infantil de forma que eles não fiquem parecendo mini adultos. Existe um nicho de mercado muito grande hoje para esse tipo de peça”, diz.

Regiane ainda afirma que a média de peças produzidas em cada estação pode chegar a 50 mil unidades. “Por coleção, varia de 40 mil a 50 mil peças, dependendo da coleção”, ressalta.

Setor têxtil gera mais de 1,5 mil empregos diretos em Cerquilho e Tietê (SP). (Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM)Setor têxtil gera mais de 1,5 mil empregos diretos em Cerquilho e Tietê (SP). (Foto: Cláudio Nascimento / TV TEM)

Exibições: 756

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço