Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Congresso Brasileiro do Algodão investe na co-criação e renova modelo de evento

Organizar um evento grandioso e, ao mesmo tempo, inovador em todas as suas etapas é um desafio para qualquer entidade ou empresa. O 9º Congresso Brasileiro do Algodão, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de setembro de 2013 em Brasília (DF), é um exemplo. Para realizá-lo, a organização mudou toda a concepção para dar um caráter diferente ao encontro.

 
O evento é promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e, a cada dois anos, a sua realização cabe a uma das entidades estaduais. Desta vez, a responsabilidade foi novamente da AMPA – Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão, que traz em seu DNA o gene do pioneirismo. Ciente da maturidade do CBA e de sua importância para a cadeia de valor do algodão, a AMPA percebeu a necessidade de equilibrar ciência, negócios e, sobretudo, que a inovação seria primordial para a longevidade do evento. “Percebemos que era o momento de investir em um novo formato de negócios para que o evento permaneça inovador”, afirma Milton Garbugio, presidente do 9º Congresso Brasileiro do Algodão e da AMPA.
 
O desafio dos organizadores era de encontrar o novo modelo e a resposta estava no design thinking – um conjunto de processos utilizado por designers para solucionar problemas e criar conceitos, que ganhou força no meio acadêmico e empresarial. O método, que começou a ser utilizado na Inglaterra em meados da década de 1980, é um dos pilares da construção do conceito por trás do 9º CBA. O outro é a co-criação: “Nossa meta é desenvolver um congresso em que a colaboração entre todos os envolvidos traga a inovação através da percepção dos verdadeiros atributos de valor do evento”, explica Décio Tocantins, diretor executivo da AMPA.
 
“A escolha da metodologia de trabalho foi apoiada nestes conceitos, pois, em sua essência, organizam o pensamento criativo, dão ênfase à empatia e exploram o pensamento integrado, e era isso que precisávamos. A busca por soluções tem sido colaborativa e, com isso, o evento está mais assertivo”, acrescenta Mateus Borges, diretor da Ponto Expo & Congressos, organizadora do evento. O público-alvo do evento é formado pelos principais empresários do setor e todos os envolvidos na cadeia produtiva do algodão.
 
Desta forma, o Congresso Brasileiro do Algodão coloca as pessoas no centro do desenvolvimento do projeto e, assim, gera resultados que sejam mais próximos de suas necessidades e desejos. “Ao mesmo tempo, precisamos nos manter atentos para que os resultados sejam financeiramente atrativos e tecnicamente acessíveis”, completa Garbugio.
 
Serviço:
9º Congresso Brasileiro do Algodão
Promoção: ABRAPA – Associação Brasileira dos Produtores de Algodão
Realização: AMPA-Associação Mato-grossense dos Produtores de Algodão
Organização: Ponto Expo Eventos e Congressos
Data: 3 a 6 de setembro de 2013
Local: Hotel Brasília Royal Tulip Alvorada–Brasília–DF
Tel.: (11) 5052-0296
E-mail: contato@congressodoalgodao.com.br
www.congressodoalgodao.com.br
 
fonte:Portal InteligêMcia

Exibições: 78

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço