Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conheça a "Romeu", revista brasileira difusora de modelos masculinos

romeu-mag-ffw-models-5
Lucas Pacheco em editorial da “Romeu” ©Andre Gagliado/Reprodução

Jovem veículo difusor da moda masculina no Brasil, a “Romeu“, anuário impresso com edições eletrônicas bimestrais que visa celebrar o setor masculino de modelos, vem aos poucos se consolidando no mercado com sua união de arte+imagens em fotografias conceituais, em sua grande maioria com um olhar mais teatral.

Criada pelo diretor de arte Rodolfo Ruben, goiano que há 13 anos vive em São Paulo, o projeto é também uma espécie de agregador de colaboradores nas áreas de fotografia, moda, arte, design e ilustração. “Minha meta é ser visto como fonte de inspiração, dar aos criativos uma forma de se comunicarem entre si. E o universo masculino é uma área pouco explorada, uma grande oportunidade de exercitarmos nossos olhares, pois 80% do mercado têm os olhos voltados para o feminino. Acho legal poder explorar um espaço oferecido com amplitude e possibilidades infinitas de criação e desafios”, ele diz. Confira abaixo a entrevista completa, em que Rodolfo fala ao FFW Models sobre o cenário editorial do Brasil e os novos caminhos da “Romeu”, que envolvem a Lei Rouanet e a possibilidade de ampliação do projeto para novos formatos, como exposições.

O que é a “Romeu”?

É uma plataforma com duas versões: uma é a online, uma revista eletrônica bimestral que funciona como plataforma de divulgação de imagens dos criativos que enviam seus projetos autorais; e a outra é o anuário impresso, sempre com sete capas exclusivas e 400 páginas e que é uma coleção de imagens únicas. Nesta, publicamos também no miolo as capas dos portfólios online do ano respectivo, e dois projetos dentre os 35 que são publicados em cada edição online. Fora isso, abrimos o impresso com um conteúdo exclusivo que tem minha direção de imagem criativa: 25 ensaios inspirados no universo de Shakespeare – principal inspiração da “Romeu”, por isso o nome.

No primeiro anuário abordamos “a imagem do homem Romeu” e retratamos a versatilidade do homem atual, usando somente um modelo, o Lucas Medeiros, interpretando vários homens, passando a mensagem de um homem de vanguarda que está sempre se reinventando. No segundo anuário, iremos abordar “A vanguarda de Romeu e Julieta”, retratando o que é esse amor incondicional, que para nós são os casais que possuem algo maior e difícil de ser entendido pelos seres mortais, e como esse amor pode se apresentar – muitas vezes pode ser um amor platônico ou até mesmo um narcisismo.

romeu-mag-ffw-models-1
O top Bruce Machado em uma das capas da “Romeu” ©Fernando Machado/Reprodução

Qual a necessidade de uma publicação como esta no Brasil?

Criei a “Romeu” pois acho que os criativos já estão se comunicando de uma forma universal através da internet e pensei em ser uma plataforma de criação livre, possibilitando o intercâmbio cultural, dando a oportunidade a eles de mostrarem suas ideias, pois a maioria das publicações já possui nomes certos e receita pronta. A “Romeu” é uma mistura de ideias, onde refletimos sobre os tempos atuais. Minha meta é ser visto como fonte de inspiração, dar aos criativos uma forma de se comunicarem entre si. E o universo masculino é uma área pouco explorada, uma grande oportunidade de exercitarmos nossos olhares, pois 80% do mercado têm os olhos voltados para o feminino. Acho legal poder explorar um espaço oferecido com amplitude e possibilidades infinitas de criação e desafios.

romeu-mag-ffw-models-2
Ilustrações feitas pelo artista Andrew Salgado ©Reprodução

No primeiro anuário, você escolheu o modelo Lucas Medeiros como muso e o colocou nas sete capas. Por quê?

Bom, a escolha de um rosto para representar nossa publicação é simples: desejamos ter a nossa identidade muito bem definida e, para isto, como somos um veículo de publicação livre, decidimos lançar um novo rosto no mercado. Seria muito fácil trabalhar com top models que já estão fazendo sucesso, então decidi criar a imagem do homem ideal para este projeto. Pretendo manter o Lucas Medeiros para sempre representando a imagem versátil do nosso homem. Será interessante acompanhar e retratar a evolução e amadurecimento dele ao longo dos anos, pois a escolha foi exatamente por isso: além de se mostrar com genética boa, notei nele interpretação fotogênica e corporal, e isso nos possibilita trazer imagens diferentes a cada ensaio. Muitas vezes, à primeira vista, nosso público não o identifica, e isso se torna atraente – não é todo dia que conseguimos um ser humano com características mutantes quando retratado. Essa versatilidade foi o critério principal para que ele fosse escolhido, justificando assim a minha busca que durou mais ou menos um ano.

romeu-mag-ffw-models-3
Lucas Medeiros, o “Homem Romeu” ©Karine Basílio/Reprodução

Por que você acha que uma publicação independente masculina é tão importante no cenário nacional atual?

Primeiro, o desejo em participar da vanguarda do nosso tempo é muito grande, e é nítido o crescimento criativo no Brasil; estamos vivendo através da internet um intercâmbio mundial instantâneo. No Brasil temos nossas ideias, estilos, conceitos e crenças próprias, devemos compartilhar isso com o mundo e até o momento não existia no Brasil uma publicação masculina que falasse de criação e inspiração. Mas ao mesmo tempo que tenho vários colaboradores brasileiros, tenho também ingleses, americanos e japoneses, dentre outros. O Brasil está sendo notado há algum tempo pelo mundo.

romeu-mag-ffw-models-4
O modelo canadense Alex Bouchard ©Jared Bautista/Reprodução

Por quais caminhos a “Romeu” está passando hoje?

A “Romeu” hoje está atingindo um patamar de conforto colaborativo, conseguimos uma rotatividade muito grande de profissionais que são carentes em publicar suas ideias, e o caminho é manter e poder acessar cada vez mais criativos pelo mundo; queremos ter fôlego para manter os projetos, que estão muito bem definidos, e ao longo das publicações o público vem entendendo e se envolvendo com o nosso universo inspirador. Nosso passo principal no momento é o fechamento de um patrono para assumir a Lei Rouanet que conseguimos enquadrar nos critérios do MinC. Peço aos interessados em receber nossa proposta que por favor entrem em contato com a gente. Com essa realização poderei promover exposições e ampliar a rede de comunicação e, claro, manter vivo o que já criei. Até o momento trabalhei com recursos financeiros próprios, mas faço isso para manter o elo entre “Romeu” e os colaboradores que dependem da nossa plataforma para promover seus projetos e portfólios.

+ O primeiro anuário “Romeu” está à venda nas Livrarias Cultura e pelo site. O segundo será lançado na Livraria da Vila, nos Jardins, em São Paulo, no dia 7 de fevereiro de 2015, das 18 às 22h.http://ffw.com.br/models/noticias/conheca-a-romeu-revista-brasileir...

Exibições: 268

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço