Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conheça algumas empresas brasileiras que investem no consumo consciente de moda

O consumo consciente de moda vem ganhando vários adeptos pelo mundo todo, e seu principal público consumidor são jovens das gerações Y e Z que gostam de comprar roupas e acessórios produzidos de forma ética e sustentável. Mas a crise econômica acabou ajudando a aumentar o interesse e a procura das pessoas por brechós e trocas de roupas. Veja a seguir algumas empresas brasileiras que oferecem produtos e serviços baseados no consumo consciente de moda.

eXcambo foi idealizado por duas amigas, uma designer e uma engenheira têxtil, que buscam soluções para os problemas ambientais e sociais que o hiper consumismo de moda gera. Como é uma iniciativa de consumo alternativo, os clientes podem trocar suas roupas paradas por outras no armário rotativo e sustentável do eXcambo, aumentando o ciclo de vida do produto e gerando alternativas ao consumir.

Conheça algumas empresas brasileiras que investem no consumo consciente de moda stylo urbano-1

Repassa trabalha com 3 frentes sendo: o bem comum, o consumo sustentável e o poder de influência das pessoas. Dar um novo ciclo de vida para suas roupas ajuda com a causa ambiental, assim você pode vender suas roupas e acessórios pelo site recebendo 83% do valor da venda menos R$ 1,99. Na campanha “Para doar, Repassa!”, você pode vender suas roupas pelo site e doar o valor para os projetos com que mais se identifica na “Comunidade Repassa”. 100% do valor doado é transferido para a conta da ONG contribuindo com uma causa social.

Conheça algumas empresas brasileiras que investem no consumo consciente de moda stylo urbano-2

Eleftheria é uma marca de slow fashion que reutiliza tecidos através de upcyling para apoia o consumo consciente. As peças são feitas em pequena quantidade e cada produto é produzido com cuidado. Um fornecedor compra resíduos de empresas de grande porte e os revende para a marca onde são selecionados as malhas com melhor qualidade e estampas que se identifiquem com a marca. Após o processo de lavagem, as malhas são enfestadas, cortadas e por último costuradas por costureiras locais. São produzidas pouquíssimas peças de cada estampa, no máximo 5 para que os clientes sintam que as peças são especiais e valorizem mais o que compram.

Conheça algumas empresas brasileiras que investem no consumo consciente de moda stylo urbano-3

Comas é uma marca de moda feminina idealizada pela estilista uruguaia Agustina Comas, e produz suas peças através da técnica de “upcycling”, processo pelo qual roupas e tecidos descartados são recuperados, transformados e recolocados no mercado. Sua matéria-prima são camisas masculinas descartadas pelas fábricas por não terem passado no padrão de qualidade. “Camisas são peças ícones, de estilo permanente, durável, sem prazo de validade”, observa a estilista em seu site. “Essas características acabam se imprimindo nas peças que fazemos, e na política da marca, que vai na contramão da lógica do descartável, das tendências que passam rápido”, completa.

Conheça algumas empresas brasileiras que investem no consumo consciente de moda stylo urbano-4

Vintax utiliza upcycling para criar divertidas e estilosas gravatas (borboleta, charutinho e slim) e suspensórios com os retalhos de tecido que sobram das confecções para que não sejam descartados no lixo. A Vintax investe na sustentabilidade e na produção artesanal de seus produtos como uma alternativa de consumo consciente de moda.

Conheça algumas empresas brasileiras que investem no consumo consciente de moda stylo urbano-5

Villaget é um marca de calçados que nasceu dentro de um projeto social, e através do seu instituto, promove inclusão social e capacitação profissional de adolescentes e jovens em uma comunidade de Novo Hamburgo. Além do aspecto social, a VillaGet se diferencia pela utilização de material reciclado na confecção de boa parte do que produz. Com isso, o projeto conseguiu diminuir custos e chamar a atenção de consumidores preocupados com o meio ambiente. Muitos dos tênis, bolsas e carteiras que a marca vendne são feitos a partir de raspas de couro, pó de serragem, lona reciclada e tecido fabricado com garrafas pet.

Conheça algumas empresas brasileiras que investem no consumo consciente de moda stylo urbano-6

A plataforma Slow Down Fashion é um guia de marcas e projetos locais e inovadores que estão alinhados aos valores do movimento Slow Fashion. As marcas participantes do guia são focadas em roupas, calçados, acessórios, decoração e  utilizam técnicas de tingimento natural, algodão orgânico, customização de peças descartadas e roupas atemporais, feitas para durar muito mais do que uma coleção.

Conheça algumas empresas brasileiras que investem no consumo consciente de moda stylo urbano-7

Exibições: 694

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço