Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conheça as 4 tendências para o verão 2016 selecionadas por expert internacional

Lizzy Bowring, diretora de tendências do WGSN, contou à Marie Claire quais os destaques das passarelas nacionais e internacionais devem invadir a moda rua na próxima temporada

Givenchy, Alexander McQueen, Gucci, Ronaldo Fraga (Foto: Imaxtree)

Diretora de passarelas do WGSN, Lizzy Bowring acompanha cada temporada de moda, analisando com cuidado os desfiles e identificando quais são os shapes, materiais, cores e estilos para ficar de olho. Em passagem pelo Brasil, ela falou àMarie Claire sobre as principais tendências de verão já identificadas em Nova Iorque, Milão, Paris e Londres, além da semana de moda paulistana, que mesmo tendo desfilado coleções de inverno, apontam ideias que devem também transitar pela estação mais quente do ano. Sobre o SPFW, ela destaca: “A atenção aos detalhes no uso de técnicas artesanais foi especialmente inspiradora”.

Novo romantismo
Silhuetas delicadas, profusão de detalhes e materiais leves criam uma atmosfera nostálgica com muita feminilidade e referências históricas. "Detalhes como laços ecomprimentos longos, além de muitas transparências e tecidos leves, caracterizam essa tendência", explica Liz. Os desfiles de Givenchy, Alexander McQueen e Gucci exemplificam o novo romantismo. Em São Paulo apareceu em peças fluídas nos desfiles de Ronaldo Franga e Helô Rocha.

Loewe, Christopher Kane, Prada, Juliana Jabour (Foto: Imaxtree)



Maximalismo
Nessa última temporada, muitos estilistas apresentaram criações lúdicas, com looks que têm uma atitude “mais é mais”, em coleções cheias de cores, estampas e excentricidades. Silhuetas ousadas, riqueza de matéria-prima e adornos pesados dão o tom dessa tendência que aposta no excesso.

"Nos shapes, vemos um retorno de linhas mais masculinas e quadradonas, como nas jaquetas com ombros marcados - uma clara referência à moda dos anos 80. Nas cores, tanto o preto quanto o branco são importantes usados sozinhos ou combinados. Vale ressaltar que o look branco total se firma como uma escolha de visual refinado para a temporada. Destaque também para os nuances pastel contrastando com cores mais saturadas e brilhantes, que dão o tom dessa tendência", exemplificou a especialista em tendências.

Proenza Schouler, Preen, Gabriele Colangelo e Gloria Coelho (Foto: Imaxtree)



Simplexity
"Quase como uma oposição ao “Maximalismo”, pudemos observar uma tendência que chamamos de Simplexity. Ela foi criada por estilistas que exploram construções modernas e silhuetas em evolução, utilizando-se de emendas e desconstruções que resultam em modelagens inteligentes, cortes dinâmicos, dobras e caimentos inovadores." Essas formas inéditas são simultaneamente simples e complexas, e as camadas funcionam de forma despojada criando looks flexíveis e contemporâneos, como vistos nos desfiles de Proenza Schouler, Preen e Gabriele Colangelo.

Marni, Sportmax, Rag & Bone e Osklen (Foto: Imaxtree)



Sports Luxe
O estilo com pegada esportiva surge renovado, e se apresenta como uma tendência batizada de “Sports Luxe”. "Silhuetas modernas, linhas limpas e materiais luxuososcom foco no conforto e com toques de activewear, como a malha e fechos desportivos, se combinam em um visual mais atlético", aponta Liz. No SPFW, essa tendência foi claramente vista nas passarelas da Osklen, que apresentou um impacto gráfico através do contraste entre branco e preto, e na ousadia da coleção provocativa apresentada pela Ellus. Nas passarelas internacionais, o visual esportivo foi visto nas passarelas de Marni, Sportmax e Rag & Bone.

http://revistamarieclaire.globo.com/Moda/noticia/2015/11/radar-fash...

Exibições: 435

Responder esta

Respostas a este tópico

pronto ja saiu a fardinha do ano que vem, imagine quando isto virar desdobramentos e cair nas redes de fast fashion? vai ser um show de horror

Rsssssssssssssssssssssssss.



francisca gomes vieira disse:

pronto ja saiu a fardinha do ano que vem, imagine quando isto virar desdobramentos e cair nas redes de fast fashion? vai ser um show de horror

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço