Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conheça as cores, estampas e tecidos do inverno... de 2014.

As dúvidas são recorrentes entre os varejistas de confecção e acessórios: o que – e também quando e quanto – comprar para abastecer o estoque? Como saber o que vai vender mais? O que os clientes querem ver nas vitrines e araras? Qual a melhor estratégia para garantir bons resultados financeiros a cada estação? Essas questões, na verdade, sempre acompanharam o varejo de vestuário, mas de alguns anos para cá as coisas ficaram bem mais complexas. A

velocidade espantosa e crescente de circulação de informações – o que acontece em um desfile na semana de moda de Paris em segundos chega a sites, blogs e redes sociais com riqueza de detalhes – exige muito mais de quem vive de vender moda. O velho feeling já não basta: o consumidor brasileiro tem hoje amplo acesso a informações gratuitas sobre moda na internet e também consegue viajar para o exterior, onde vê de perto o que faz sucesso no varejo. O cliente agora sabe o que está "bombando".

Assim, pode ser uma aposta muito arriscada para um varejista de pequeno ou médio porte, por conta própria, dizer o que será tendência nas próximas estações e investir conforme essa decisão. Procurar ajuda especializada é fundamental. E oferecer essa orientação, filtrando as principais tendências dos desfiles e também do varejo internacional, é o objetivo do Senac Moda Informação, evento que chega neste mês à 42ª edição apresentando os caminhos para as coleções do inverno de 2014.

Antecedência – Pode parecer estranho falar sobre o que deve fazer sucesso daqui a um ano, mas planejar com antecedência é uma das chaves para uma relação equilibrada entre investimento e retorno das lojas. A ideia é garantir tempo para escolha de peças, encomendas aos fornecedores, recebimento do estoque e exposição das mercadorias. "Trabalhar com antecedência é sempre bom, mas é especialmente importante quando se fala das coleções de inverno", afirma a consultora do Senac Moda Informação Denise Morais. "As peças normalmente custam mais, por terem tecidos nobres e costuras trabalhosas. Na preparação para as coleções de inverno há menos tempo para se contornar eventuais erros", completa. Segundo ela, o fato de o inverno no Brasil (sem considerar a região Sul e algumas áreas do Sudeste) ser ameno requer do lojista maior "assertividade" na apresentação das peças. "E isso ele só pode fazer com uma boa base de informações", destaca Denise.

O Senac Moda Informação, duas vezes por ano, já há 21 anos, apresenta a estilistas, lojistas e compradores de moda as principais tendências nos segmentos feminino, masculino, infantil e de acessórios. Essas tendências são compiladas no exterior por consultores especializados, traduzidas para a realidade brasileira e apresentadas durante o Senac Moda Informação de maneira didática, com dezenas de looks já montados. Há palestras relacionadas especificamente ao mercado da moda, mas também conferências com assuntos mais abrangentes. Na edição de verão 2014, por exemplo, o economista Eduardo Giannetti da Fonseca falou sobre consumo e felicidade. Nesta edição, o evento será aberto com a palestra "Moda e brasilidade: cultura, valores e comportamento", de Renato Meirelles, especialista na análise da nova classe média brasileira.

Nos manequins e no material informativo, os participantes verão os tecidos, cores, estampas e formas que serão a linha de frente do inverno 2014, diz a coordenadora de desenvolvimento do evento, Tatiana Putti. Os especialistas do Senac acompanham os desfiles das principais semanas de moda do mundo, mas também pesquisam o que já está nas vitrines das maiores varejistas. Os participantes recebem material de apoio e podem fotografar.

"O Senac Moda Informação não está vinculado a marcas, o que reforça sua credibilidade", observa Tatiana.

A cada edição participam cerca de 1,5 mil pessoas, grande parte ligada a empresas de micro, pequeno e médio portes. Elas vêm de vários estados, sobretudo de polos de moda e confecção como Santa Catarina, Goiás, Minas Gerais e estados da região Nordeste.

Apostas dos consultores para o inverno de 2014

Filme noir – Peças mais sofisticadas, rígidas, com remissão à moda dos anos 1940 e 1950. Forte presença da alfaiataria e da mistura de peças pesadas com a leveza da lingerie.

Tempos modernos – Nesse tema, domina o moleton, que aparece em várias versões. As inspirações são o conforto e o comportamento despojado associado às peças mais esportivas.

Galeria do rock – Referências jovens ligadas ao rock, retomada da tendência grunge (aquela as camisas de flanela xadrez). Também aparecem as jaquetas "bombers" e os moletons.

Opulência folk – O tema comporta calças flare (a atualização da "boca de sino" dos anos 1970), peças bordadas, tecidos com brilho, mangas ornamentadas e muita renda.

Serviço

 

Senac Moda Informação –

42ª edição – inverno 2014

Data: 28/08/2013

Horário: das 7h30 às 17h30

Valor: R$ 832 (pode ser dividido em até 4 vezes)

Local: Teatro Bradesco – Bourbon Shopping – Rua Turiassu, 2100 - 3° piso – Perdizes, São Paulo

Inscrições até 23/8

Mais informações: no site www1.sp.senac.br/hotsites/

blogs/moda_informacao ou pelo telefone (11) 2185-9800

Exibições: 329

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço