Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Iniciativa da Confederação Nacional da Indústria e do Sebrae reconhece empresas que investem em inovação no Brasil.

Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação

Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciaram nesta terça-feira (8) os vencedores da 7° edição do Prêmio Nacional de Inovação. Das 44 instituições finalistas, 15 empresas e três ecossistemas de inovação tiveram seus esforços em inovação reconhecidos. A cerimônia de premiação ocorreu na Casa Natura Musical, em São Paulo. Na ocasião, a Natura recebeu o reconhecimento “Hors Concours”, por ter sido vencedora em cinco edições consecutivas do Prêmio Nacional de Inovação.

“Para superar os desafios contemporâneos, o Brasil deve intensificar as ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico da indústria. Isso requer, entre outras medidas, incentivos à ciência e à pesquisa, à qualificação dos trabalhadores e à melhoria da educação. O avanço da digitalização da economia e da sociedade depende de uma intensa atuação do setor público, articulada com o esforço concentrado das empresas e dos centros de conhecimento”, destacou o presidente da CNI, Robson Andrade.


As empresas concorreram nas categorias de Inovação em Produto, Processo, Sustentabilidade e Gestão da Inovação. Entre as grandes, Embraer, Basf, Grupo Boticário e WEG se sagraram vencedoras. Akaer Engenharia, Tecnospeed, Nugali Chocolates e Nanovetores foram as médias indústrias reconhecidas. Já os prêmios para pequenos negócios ficaram com a Aquarela, Oficina do Sorvete, Getin e Safety World.

As empresas Ecoquality, Hilab e o Instituto Butantan foram reconhecidas por suas práticas inovadoras em Saúde e Segurança no Trabalho (SST). Esse ano, o Prêmio de Inovação reconheceu os Ecossistemas de Inovação em três modalidades: estágio inicial, em desenvolvimento e consolidado. As vencedoras dessa categoria foram o Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná, o Pro_Move Lajeado, do Rio Grande do Sul, e o Iguaçu Valley Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná.

Para a diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, o reconhecimento do trabalho que tem sido desenvolvido pelas empresas é muito importante.


“Esse é um momento de celebrarmos os trabalhos realizados por essas empresas que se superaram durante esse período da pandemia. A inovação foi a chave para essa transformação e o mundo precisa conhecer e reconhecer o que tem sido feito no Brasil”, afirma.


Modalidade 1: Pequenos Negócios

Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação

Modalidade 2: Médias Empresas

Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação

Modalidade 3: Grandes Empresas

Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação

Ecossistemas de Inovação

Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação

Além da premiação, todos os vencedores poderão indicar representantes para participar de Master em Business Innovation (MBI) do SENAI, e de imersões em ecossistemas de inovação nacional e internacional.


“É impressionante e muito louvável destacar que a inovação promove revoluções em negócios independentemente do nível de tecnologia aplicado ou do segmento e porte da empresa. Percebemos entre os vencedores do Prêmio empresas de altíssimo investimento tecnológico, como a Aquarela, ou sem nenhum destinar recursos em equipamentos ou tecnologias, como a Oficina do Sorvete. Isso demonstra o alcance democrático da inovação e sua incrível potencialidade para alcançar resultados”, observou o presidente do Sebrae, Carlos Melles.


Todas as instituições inscritas receberão um relatório com feedbacks e comparações, com a média dos percentuais de pontuação das candidaturas da mesma modalidade, ao final da sua avaliação.

Sobre o Prêmio Nacional de Inovação

O Prêmio é uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e a parceria do Serviço Social da Indústria (SESI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).

A premiação é voltada para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio. A premiação não avalia projetos isolados e sim a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas. 

CONFIRA - Acompanhe o especial da Agência CNI de Notícias sobre o 9° Congresso Brasileiro e Inovação para a Indústria e saiba mais. Veja também a cobertura fotográfica no Flickr da CNI.

Conheça as empresas vencedoras

  • Micros e Pequenas Empresas
Aquarela (SC)
Oficina do Sorvete (PR)
Getin (BA)
Safety World (RJ)
  • Médias empresas
Akaer Engenharia (SP)
Tecnospeed (PR)
Nugali Chocolates (SC)
Nanovetores (SC)
  • Grandes empresas
Embraer (SP)
Basf (SP)
Grupo Boticário (PR)
WEG (SC)
  • Ecossistemas de Inovação
Sistema Regional de Inovação do Norte Pioneiro do Paraná (PR)
Pro Move Lajeado (RS)
SRI Iguassu Valley - Sistema Regional de Inovação do Oeste do Paraná (PR)

Confira as imagens da premiação

Conheça os vencedores do Prêmio Nacional de Inovação

Exibições: 224

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço