Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Conheça setores que podem ser impactados pelo uso do Cânhamo Industrial

Nutrição, cosméticos, moda, papelaria, construção civil, agricultura e meio ambiente são segmentos que podem se beneficiar com a planta.


Foto: Reprodução/Internet

Podendo impactar diretamente nos setores petroquímico, têxtil, alimentício e da construção civil, o cânhamo industrial é um produto versátil que pode ser explorado de diferentes formas. Com isso, a Remederi, farmacêutica brasileira com o propósito de promover qualidade de vida por meio do acesso a produtos, serviços e educação sobre a cannabis medicinal, elencou diferentes utilidades a partir da planta.

Uma substância derivada da cannabis que pode ser utilizada de diferentes formas é a fibra. A fibra que se obtém dessa planta é de relevante valor industrial. Com uma fácil adaptação a situações climáticas extremas, o cânhamo não necessita de pesticidas, é necessária apenas fertilização e reage bem à adubagem.

A técnica para o desenvolvimento de produtos à base do cânhamo industrial é simples e se expande praticamente sem trabalhos de manutenção, o que é prático e positivo economicamente. Quando legalizado, pode ser usado como matéria prima na fabricação de biocombustíveis, óleo, resinas, têxteis, papel, cerveja, alimentos, plástico, cordas entre outros.

Conheça 7 utilidades do cânhamo industrial:

1. Semente de cânhamo: possui alto valor nutricional e fornece uma grande quantidade de proteína, tendo todos os 20 aminoácidos, ácidos graxos saudáveis, incluindo ômega-3 e ômega-6. Além disso, é rica em fibras, ferro, fósforo, potássio, cálcio, zinco, magnésio e vitamina E.

2. Óleo de cânhamo: obtido da prensa a frio das sementes, pode ser utilizado na culinária, e pode também ser utilizado para a produção de cosméticos, por exemplo, loções para o corpo, cremes, sabonetes e xampus.

3. Tecido de cânhamo: a fibra do cânhamo pode ser usada de todas as formas pela indústria têxtil, isto é, na produção de roupas, cordas e tapetes. Podendo, também, ser utilizada juntamente com algodão, seda e outras fibras, o que a torna versátil e reciclável. Além disso, o cânhamo necessita de um terço da água que o plantio de algodão.

4. Papel de fibra de cânhamo: a fibra de cânhamo produz um papel mais resistente do que a maioria que encontramos hoje. Por não necessitar de uso intensivo de produtos químicos, utiliza um método ecologicamente mais correto, pode ser colhido 10 vezes mais rápido do que o eucalipto e consome menos água. Além disso, também preserva as outras espécies de vegetais cuja madeira é transformada em celulose.

5. Material para a construção civil: as fibras do cânhamo podem ser utilizadas para a fabricação de tijolos e material análogo ao concreto, abrindo possibilidades para uma construção ecológica e sustentável. Esses materiais têm como principais benefícios servirem como isolamento, pois são a prova de fogo, auxiliam na captura de carbono e são resistentes a mofo e pragas. Podendo também ter às sobras do tronco trituradas e com aplicação de resinas para produzir chapas de madeirite estilo MDF para divisão de ambientes, tendo a vantagem se ser isolante térmico, acústico e de umidade.

6. Descontaminação do solo: já existem comprovações de que o cânhamo absorve radiação e metais pesados do solo, incluindo chumbo, arsênio, zinco e cádmio. Já utilizado em Chernobyl para descontaminação nuclear.

7. Bioplástico: as fibras do cânhamo possibilitam a produção de embalagens totalmente biodegradáveis, podendo substituir o plástico descartável que causa danos ao meio ambiente.

De acordo com Fabrízio Postiglione, CEO da Remederi, é uma grande variedade de produtos altamente lucrativos que deixam diariamente de fomentar a economia formal brasileira. “Existe uma gama gigantesca de possibilidades para a utilização do cânhamo que pode abrir diversas oportunidades e transformar diferentes tipos de indústria do país e do mundo”, comenta.

Sobre a Remederi

A Remederi é uma farmacêutica brasileira, com o propósito de promover qualidade de vida por meio do acesso a produtos, serviços e educação sobre a cannabis medicinal. Com qualidade e produtos certificados, produzidos com selo GMP (de boas práticas de fabricação) e ISO 17065, oferece às pessoas acesso à terapia canabinóide, de forma simples, segura, rápida e fácil.

A empresa possui também o Instituto de Ensino e Pesquisa Remederi, que promove cursos com objetivo de educar profissionais da saúde a respeito de medicamentos à base de canabidiol. Com sede em São Paulo, atualmente conta com um time de mais de 25 colaboradores e prestadores de serviços. Mais informações nos canais sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn e YouTube; e no site.

** Com informações da Assessoria

por Flávia Andrade

https://impactomais.com.br/geral/conheca-setores-que-podem-ser-impa...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 36

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço