MELBOURNE (AUSTRÁLIA) - A Billabong International recebeu uma oferta de 526,8 milhões de dólares australianos (US$ 556 milhões) pela marca australiana de surfwear, informou hoje a companhia. A proposta de compra foi feita por consórcio que envolve a empresa americana de vestuário VF Corp, dona das marcas Nautica, The North Face, Timberland e Wrangler.
A oferta de 1,10 dólar australiano por ação, conduzida também pela empresa de private equity Altamont Capital Partners, é igual ao valor oferecido em dezembro pela Sycamore Partners e Paul Naude, ex-diretor da Billabong.
A companhia afirmou em nota enviada à Comissão de Valores Mobiliários da Austrália que concordou em deixar o consórcio que entra na disputa a fazer um processo de auditoria na Billabong .
A perspectiva de uma disputa pela compra da companhia pode despertar otimismo entre investidores, que viram as ações serem prejudicadas pela desaceleração global, a valorização do dólar australiano e o apelo cada vez menor da marca entre os jovens.
Pouco antes do Natal, a empresa reduziu a projeção de lucro pela metade, culpando as condições de negócio mais fracas que o esperado nas divisões das Américas e da Europa.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) neste ano fiscal, a ser encerrado em junho, é projetado pela empresa entre 56 milhões de dólares australianos e 63 milhões de dólares australianos, sem efeitos cambiais, abaixo da estimativa anterior de 100 milhões de dólares australianos a 110 milhões de dólares australianos.
As ações da Billabong estão pressionadas pela redução das projeções de lucro e após inúmeras tentativas frustradas de aquisição no ano passado.
Em fevereiro, a Billabong rejeitou uma oferta inicial da empresa de private equity TPG, de 765,3 milhões de dólares australianos, e uma segunda proposta de 841,8 milhões de dólares australianos.
Cinco meses depois, após um aumento de capital de 225 milhões de dólares australianos, a Billabong permitiu que a TPG e também a rival Bain Capital fizessem um processo de auditoria por um valor de aquisição menor. Mas ambas desistiram do negócio após avaliarem as contas da companhia.
Launa Inman, presidente-executivo da Billabong, implementa uma “estratégia de transformação” para elevar o Ebitda da companhia para 155 milhões de dólares australianos em 2016. O plano prevê o fechamento de outlets menos lucrativos, o maior apelo de lojas e produtos, o investimento em plataformas de comércio eletrônico e a integração da cadeia de fornecimento global.
As ações da Billabong, dona da marca homônima e também da Tigerlily, Von Zipper e Element, fecharam a 84,50 centavos de dólares australiano hoje, com queda de 1,74%, antes da proposta de aquisição da VF Corp.
(Dow Jones Newswires)
Tags:
É papo de gente grande.......
Bem-vindo a
Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI
© 2024 Criado por Textile Industry. Ativado por