Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Contratar modelos é responsabilidade das marcas, diz SPFW sobre cotas


ONG Educafro entrou com ação extrajudicial nesta quarta para que 10% dos modelos da São Paulo Fashion Week sejam negros ou índios

Por: Patrick Cruz


Alexandre Herchcovitch apresenta a coleção masculina para o verão 2015, na São Paulo Fashion WeekModelos desfilam na São Paulo Fashion Week de abril de 2015(Mariana Pekin/VEJA)

A contratação dos modelos que desfilam na São Paulo Fashion Week é responsabilidade das marcas que participam do evento, informou nesta quinta-feira a organização do evento. O informe foi divulgado um dia depois de a organização não-governamental Educafro ter notificado a prefeitura de São Paulo extrajudicialmente para que 10% dos modelos do evento sejam negros ou índios. A próxima edição da semana de moda começa neste domingo.

Segundo a nota enviada ao site de VEJA pela assessoria de imprensa do evento, a SPFW tem "cumprido integralmente" o termo de ajustamento de conduta assinado em 2009 com o Ministério Público estadual. O compromisso, afirma a nota, é, entre outros, o de "sugerir às marcas participantes dos desfiles (às quais compete a escolha do casting) a contratação de pelo menos 10% de modelos negros ou afrodescendentes ou indígenas".

Sem citar a Educafro, a nota informa que, "em decorrência de informações infundadas transmitidas à imprensa de descumprimento do referido TAC, está avaliando as medidas judiciais cabíveis para resguardar seus direitos."

Também em nota, a prefeitura de São Paulo disse que entrou em contato com a organização da São Paulo Fashion Week depois de ter recebido a notificação da Educafro. "A administração municipal questionou os organizadores", diz a nota, "que afirmaram que o compromisso está sendo cumprido."

O Ministério Público estadual informou que não poderia se pronunciar sobre o tema porque, até a tarde desta quinta-feira, ainda não havia sido formalmente notificado sobre a demanda da Educafro.

http://veja.abril.com.br/noticia/entretenimento/contratar-modelos-e...

Exibições: 217

Responder esta

Respostas a este tópico

esta historia de cotas so leva a mais discriminaçao, se e bom vai para a passarela seja de que cor for, a naomi campbel e top mundi e tantas outras porque sao boas, quando participei do fashion rio, escolhi uma modelo negra maravilhosa para abrir meu desfile e nao escolhi porque era negra, porque ela tinha as caracteristicas que nos precisavamos para o look e nao foi so ela, teve mais negras desfilando pra mim eram maravilhosas e certamente nao precisavam usar a cor para estar ali, o que esta acontecendo é que com esta palhaçada de cotas, tem gente entrando na universidade sem sequer saber ler direito, o que precisamos e de escola publica de qualidade e isto ninguem fala, desde quando um negro tem menos capacidade que um branco? o que vao acontecer é que no futuro uma pessoa vai fazer uma cirurgia e entra um afro e ai ele diz eu nao quero este medico e ai o que vai fazer? vao obrigar o paciente a ceitar um medico que ele nao quer? a mesma coisa vai pra engenharia e ate na moda, seja bom que voce consegue, porem sem educaçao de base de qualidade voce nao chega em lugar nenhum, nao interessa a cor ou raça, mas enquanto tem oportunistas falando de cotas, tem um paiol de prefeitos e governadores torrando o dinheiro da educaçao em campanha e esta canalha das cotas recebendo o calaboca para ir latir onde tem midia para se autopromover, para ninguem pensar que sou racista vou logo informando que meu bisavo branco casou com uma escrava, meu avo nasceu um mulato e quando os pais dele morreram ele ainda era criança e foi deserdado, sequer foi alfabetizado e morreu como o homem mais rico da cidade, somos mulatos com muito orgulho e nunca precisamos desta canlha de cotas gritando por nossos direitos, eu pergunto que esta brigando pelo filho da costureira que mora na favela e é branco de olho verde e esta la junto do trafico, sem escola de qualidade? ele deu azar nasceu branco ninguem luta por ele, bando de oportunistas, o que voces estao fazendo para que os prefeitos e governadores deem ensino fundamental de qualidade?

Responder à discussão

RSS

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço