Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

A gestão do controle de qualidade em roupas representa uma voz fundamental para todos os participantes da cadeia de suprimentos. Para isso, é necessário escolher um software especial especializado no setor da moda. E isso se aplica independentemente de você ser uma empresa comercializada, de terceiros ou de marca própria. O tópico da qualidade, embora com facetas diferentes, permanece imperativo. De fato, uma qualidade grosseira ou ruim, frequentemente encontrada em seu trabalho, a longo prazo torna sua empresa pouco competitiva, a ponto de levar grandes nomes aos concorrentes que, em vez disso, conseguem garantir constantemente altos padrões de qualidade. Se isso acontecer, é muito provável que seus concorrentes estejam usando um software que forneça, entre outras coisas, um modelo computadorizado eficaz de controle de qualidade. Qual software é necessário, portanto, para que suas roupas sejam examinadas pela mais exigente etiqueta de grife? Aqui estão algumas sugestões sobre isso.

 

Primeira regra de controle de qualidade no vestuário: integração

No que diz respeito ao controle de qualidade, a primeira característica que um software voltado para vestuário têxtil deve possuir é o de apoiar a plena integração do módulo específico com os demais do sistema. Em outras palavras, o controle de qualidade deve ser capaz de "dialogar" com todos os componentes da arquitetura da informação que governa a produção e o gerenciamento da empresa. Em particular, deve compartilhar os mesmos dados da ficha técnica de produção, de forma a poder verificar simultaneamente a correspondência das especificações técnicas com os resultados esperados durante a realização do item examinado. Essa verificação também deve ocorrer em tempo real, com foco na quantidade de materiais e tecidos utilizados, bem como no tempo conectado a cada fase do processo de produção. No primeiro caso, ajudará a reduzir a porcentagem de resíduos, resultando em economias que também terão repercussões no retorno geral; no segundo, fornecerá níveis de eficiência que, desde o local único até o pedido inteiro, se espalharão como um incêndio em toda a fábrica.

 

O software deve oferecer suporte a um controle de qualidade preventivo e final

 

A segunda peculiaridade que o Controle de Qualidade deve garantir em um software dedicado a roupas é um controle global, ou seja, preventivo e final. Isso significa que o monitoramento inicia assim que as mercadorias, brutas ou processadas, entram na fábrica, a fim de verificar se essas mercadorias correspondem ao que é estabelecido com os fornecedores. O reconhecimento de quaisquer discrepâncias entre o que foi estabelecido e o que foi realmente entregue em uma data posterior não apenas acarretaria desaceleração, como também abriria possíveis disputas legais com a consequente perda de tempo e dinheiro. Da mesma forma, o gerenciamento do teste e o possível registro de defeitos no produto acabado devem ser interceptados antes que o produto siga o caminho do fluxo logístico. Dessa forma, a correção ainda pode intervir na cadeia, fazendo uso da necessidade de suportes de vídeo ou imagens explicativas que facilitam a identificação de critérios de qualidade ou não em um determinado processo.

 

Controle de qualidade combinado com indicadores de KPI e Business Intelligence

 

Por fim, o fator adicional que o software ad hoc pode trazer para o controle de qualidade em roupas é a capacidade de otimização incremental que deriva da coleta de dados estatísticos de produção. Portanto, o controle de qualidade não apenas permite ações imediatas se surgirem situações de não conformidade, mas também gera uma imagem confiável e sempre atualizada dos recursos e habilidades presentes na empresa, das críticas recorrentes dos erros mais comuns. Desde que, como mencionado no início, o Controle de Qualidade seja incluído em um software mais amplo que possua, por exemplo, métricas de desempenho ou indicadores de KPI combinados com módulos de Business Intelligence. Uma ferramenta adicional para que sua empresa, com a ajuda dos inspetores e dos chefes de departamento, possa preparar a melhor estratégia para se destacar nos mercados atuais. De fato, no vestuário, como em outros setores, a qualidade do que é produzido não é a única, mas certamente uma das alavancas competitivas mais importantes.

https://blog.exekon.com/pt/controle-de-qualidade-na-ind%C3%BAstria-...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 225

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço