Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

O que você vai ler aqui:


  • O que levar em conta para controle de qualidade em um rolo de malha
  • Como fazer controle de qualidade têxtil baseados em dados
  • A triagem
  • Vantagens da gestão baseados em dados

O controle de qualidade têxtil inicia muito mais cedo que o processo de confecção do produto final. Sua realização é indispensável em um dos extremos da produção: a seleção de matéria-prima.

Antes de começar a usar um rolo de malha é importante identificar possíveis defeitos, como furos e falhas. O controle permite eliminar desperdícios, reduzir custos, garantir a qualidade desejada das peças e mapear os melhores fornecedores para sua indústria têxtil.

A qualidade de um rolo de malha vai influenciar todos os resultados que serão obtidos no passo a passo da cadeia produtiva e, posteriormente, nas vendas dos produtos.

Por isso, é indispensável manter um controle de qualidade têxtil desde o momento em que receber um rolo de malha na sua empresa.

 

O que levar em conta para controle de qualidade de um rolo de malha?

Já na recepção do rolo de malha é preciso observar eventuais defeitos de fabricação e pontuar sua qualidade. Algumas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), como a NBR 13378 e NBR 13175,  ajudam a identificar problemas  de acordo com o tipo de malha.

 

Rolos de malha em depósito, que não utiliza um modelo de armazenamento colmeia, que é o mais indicado para um controle de qualidade têxtil eficiente.
Ter claro quais são seus fornecedores com maior qualidade e nível de aproveitamento por rolo é um ponto crucial para o controle de qualidade. (Fonte foto: bellatex)

Estas regras também tornam mais fácil informar fornecedores, de maneira mais clara, sobre defeitos constatados em rolos. 

Entre os aspectos a considerar ao receber um rolo de malha  na sua empresa, para fins de controle de qualidade têxtil, estão:

  • Largura e comprimento – Para programar o encaixe dos moldes e conseguir ter noção das perdas de malha que ocorrerão durante o corte, é essencial que a malha do rolo tenha a largura adequada. Esse critério vai afetar, de forma direta, o custo de produção da sua indústria.
  • Imperfeições – Falta de fio, esgarçado de trama, manchas, malha apelotada e ourela rasgada são apenas alguns dos defeitos de fábrica que podem ser observados em um rolo de malha. Essas imperfeições poderão causar problemas nas peças produzidas.
  • Gramatura – É pela gramatura – massa por área de malha, medida em gramas/m² – que uma malha pode ser identificada como leve, média ou pesada. Pode parecer dispensável, mas este critério vai tornar mais fácil a escolha da agulha e da linha de costura que será usada na confecção das peças.

 

Como fazer controle de qualidade têxtil baseado em dados

Após conferir a quantidade de rolos de um pedido recém-chegado a sua empresa, o ideal é fazer imediatamente a verificação da regularidade metrológica, ou seja, da largura e comprimento de cada rolo de malha.

O uso de tecnologia proporciona precisão nessa tarefa, como você pode conferir neste artigo sobre controle de qualidade na era da indústria 4.0. 

 

Demonstra alguém utilizando um computador com diversos dados para gerir o controle de qualidade têxtil.
Ter acesso ao dados atualizados de tudo que foi recebido, com informações como número de furos e manchas por rolo, é um passo básico para que o controle de qualidade seja eficiente na preparação de malha.

Através de máquinas inteligentes como a Revisadeira é fácil inspecionar rolos de malha.

Seja na hora de receber matéria-prima, ou em qualquer outra fase da produção que exija o controle de qualidade têxtil da malha, a Revisadeira facilita a análise de defeitos e a classificação dos rolos.

O operador do equipamento observa todos os problemas de cada rolo e registra em um mapa de defeitos. Este relatório é inserido no sistema para o controle de qualidade têxtil.

A triagem

Possibilita uma seleção qualitativa e o direcionamento de cada rolo de malha para a confecção do produto ao qual oferecerá melhor aproveitamento.

Esse benefício torna-se um grande diferencial competitivo para a indústria têxtil, que passa a executar um controle de qualidade efetivo.

A gestão baseada em dados revela quais são os piores e os melhores fornecedores da sua empresa. Além do que, gera economia pela redução de desperdícios, amplia o aproveitamento da malha, permite a  padronização de processos , e é mais moderna e eficiente.

Vantagens da gestão focada em dados

Entre os maiores benefícios de uma gestão focada em dados estão o controle e a padronização de processos.  No entanto, eles não são as únicas vantagens obtidas pela implantação de um sistema de gestão empresarial, como o ERP.

O Planejamento dos Recursos da Empresa ou Enterprise Resource Planning (nome original), permite o gerenciamento de uma série de tarefas por um software ou por pessoas.

Basicamente, o ERP confere maior fluência à transmissão de informações. Além de permitir tomadas de decisões mais assertivas e de forma muito mais ágil.

 

Dados sobre o controle de qualidade têxtil sendo apontado na tela de um computador.

Com o uso de um sistema ERP é possível coletar e organizar dados de diversas etapas da cadeia produtiva e de diferentes setores de uma empresa.

Isso assegura que gestores tenham acesso a indicadores de performance em tempo real e possam realizar intervenções em qualquer fase ou área de produção, em momento oportuno.

Uma das iniciativas provocadas pela análise de dados do controle de qualidade têxtil, por exemplo, seria identificar o fornecedor mais barato em relação ao custo final de um produto.

 

Confira outras vantagens do uso de dados na gestão da indústria têxtil:

  • Visão clara dos recursos e insumos;
  • Pleno entendimento da produção;
  • Redução de erros e falhas;
  • Aumento da produtividade.

https://www.deltaequipamentos.ind.br/confeccao-textil/controle-de-q...

Para participar de nossa Rede Têxtil e do Vestuário - CLIQUE AQUI

Exibições: 712

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço