Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Industria Textil e do Vestuário - Textile Industry - Ano XVI

Coteminas Campina Grande é referência em industrialização e profissionalismo

Referência no ramo de produção têxtil, a unidade industrial da Coteminas em Campina Grande, é responsável por produzir fios e tecidos para confecção de artigos de cama, mesa e banho, que atende a demanda de todo o país. Instalada numa área de 700 mil metros quadrados, dos quais, aproximadamente 300 mil são de área construída, a empresa utiliza durante a produção industrial, 6 mil toneladas de algodão ao mês e produz um total de 9 mil toneladas de fios e tecidos mensalmente.

Quase duas mil pessoas trabalham diretamente na indústria. Além disso, também são gerados mais de 10 mil empregos indiretos. Nos últimos anos, a empresa tem apostado nas inovações tecnológicas para aumentar a produção. Todo o maquinário utilizado na indústria foi importado da Alemanha, Suíça e Japão, que permitem uma volumosa produção capaz de exportar por dia, 300 toneladas de tudo que é produzido.

Segundo o diretor Magno Rossi, a forte tradição de Campina Grande na distribuição de algodão nas décadas de 50 e 60, foi um dos fatores para a cidade ganhar uma unidade do maior grupo têxtil do país. “Aliado a isso, a cidade nos ofereceu uma série de condições para instalarmos um braço da Coteminas, a exemplo das duas grandes universidades, a escolas técnicas, de onde recebemos muitos alunos. Também contamos a cooperação de com órgãos como a Embrapa, que nos auxilia no desenvolvimento do algodão colorido, e em outras pesquisas. Campina Grande hoje é um grande centro de excelência em todos os níveis”, disse Magno.

Para ele a localização da cidade também contribui para o sucesso da Coteminas. “Estamos num eixo entre Recife, João Pessoa e Natal, localizada entre os portos de Cabedelo e Suape, além disso, tem uma das melhores malhas rodoviárias da Região”, frisou magno Rossi.De acordo com o diretor, o perfil tecnológico de Campina Grande, reconhecido em todo o país, é um dos principais motivos para o crescimento industrial. Ele disse que a unidade da Coteminas em Campina se sobressai em relação às outras instaladas em outros estados do Brasil, por conta da mão de obra que é formada nas escolas técnicas e universidades locais.

“As escolas e universidades daqui preparam muito bem os funcionários no que compete à formação em conhecimentos tecnológicos e por isso, Campina sempre sai na frente. Os profissionais são ainda preparados na empresa para que se qualifiquem cada vez mais, para que possam crescer mais”, disse Magno Rossi.

Para o monitor de treinamento, Josinaldo José dos Santos 43, funcionário da empresa há 15 anos, o crescimento industrial da unidade tem possibilitado que profissionais possam ser mais bem preparados e ainda ser promovidos de cargo. Ele disse que ingressou na companhia no cargo de auxiliar de serviços gerais e no decorrer do tempo, conseguiu evoluir até chegar ao cargo atual. “A empresa inova muito com a adoção de tecnologias que ajudam os funcionários a crescer, como estudos, uma verdadeira inclusão digital com o que existe  de  mais avançado na tecnologia”, disse.

Toda produção de fio e tecidos é exportada para outras unidades da companhia. “Ele é utilizado na produção de artigos de cama, mesa e banho. Já o tecido liso, nós transferimos para as unidades de Natal e Montes Claros, onde passa por um processo de beneficiamento e é transformado em lençol”, revelou o diretor, informando ainda que em Campina Grande está a maior unidade de fiação e tecelagem localizada do mundo, com equipamentos de última geração.

Plataforma de serviço para atender clientes dos EUA

O uso das inovações tecnológicas tem sido um dos principais motores para o desenvolvimento industrial da Coteminas em Campina Grande. Com uma estrutura climatizada e dotada de equipamentos tecnológicos de última geração, a companhia instalou a única plataforma de serviços do grupo para atender os consumidores dos

Estados Unidos. Por ela são feitas conferência de pedidos, análise de preços, planejamento de entregas e de produção e finanças. “Toda relação com os consumidores da Coteminas nos Estados Unidos é feita em Campina Grande. A pessoa liga, e é como se estivesse sendo atendido por um dos nossos funcionários de lá. São milhares de clientes americanos que se comunicam diariamente com Campina Grande. É um serviço de excelência”, afirmou.

Nessa plataforma de serviços trabalham cerca de 50 campinenses. “A exigência para ocupar a função é falar inglês fluentemente, e a cidade nos deu essa mão de obra. Todas elas são de Campina Grande, e passaram por testes difíceis, e tiveram de ser entrevistados por americanos natos, onde não poderiam ter um mínimo de sotaque”, afirmou Magno.  Segundo o diretor, a plataforma será estendida para todos os clientes dos produtos fabricados pela Coteminas.

Fonte:|campinaonline.com.br|

Exibições: 3050

Responder esta

© 2024   Criado por Textile Industry.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço