Dando continuidade à programação da Cotton Trip 2025, o movimento Sou de Algodão, iniciativa da Abrapa (Associação Brasileira dos Produtores de Algodão), promoveu na última quarta-feira (16) um dia de campo exclusivo com representantes de marcas parceiras. A imersão aconteceu em Cristalina (GO), na Fazenda Pamplona do Grupo SLC Agrícola, e reuniu cerca de 30 convidados de 27 marcas, além de dois representantes do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
A iniciativa integra o pilar de relacionamento do movimento, que tem o objetivo de fortalecer as conexões entre o campo e a indústria da moda, promovendo diálogo, troca de conhecimento e transparência ao longo da cadeia produtiva do algodão.
Estiveram presentes representantes das marcas Aramis, Veste S.A Estilo, C&A, Renner, Pernambucanas, Riachuelo, Calvin Klein, Teka, Emy Têxtil, UniAlpha Uniformes, Alpha Uniformes, Pangeia, FAU Estonados, Malha do Campo, Faciliti Moda Pós-Cirúrgica, Almagrino, Azzas2154 e Grupo Soma.
Kamila Garantizado, especialista em Sustentabilidade da Lojas Renner S.A, considera a viagem um evento conduzido com muita sensibilidade, alinhado com os propósitos da empresa. “A Renner marca presença em todas as edições da Cotton Trip, reconhecendo esse momento como uma oportunidade única de imersão, networking e aprendizado. Trata-se de uma conexão essencial com um elo da cadeia produtiva que, embora mais distante do nosso negócio, impacta diretamente os indicadores socioambientais que monitoramos e gerimos com responsabilidade”, diz.
"Foi uma experiência enriquecedora, repleta de aprendizados. Considero essencial comunicar e educar o consumidor final sobre o valor e a qualidade do produto nacional. Além disso, aqui na Cotton Trip tenho o privilégio de contar com uma equipe maravilhosa, sempre muito atenciosa”, declarou Luisa Cattacini, Analista Sênior Sustainable Supply Chain da C&A Brasil.
A programação incluiu apresentações institucionais sobre o algodão brasileiro, práticas ESG da SLC Agrícola, o sistema de beneficiamento da fibra e as iniciativas da Abrapa, com visitas ao campo de algodão e à algodoeira. O grupo finalizou a experiência com um encontro na sede da Abrapa, em Brasília, onde puderam conhecer o Centro Brasileiro de Referência em Análise de Algodão (CBRA) e também as estratégias de rastreabilidade e os caminhos da valorização da fibra junto à moda nacional.
“É no relacionamento com as marcas que conseguimos construir uma moda mais responsável e conectada à origem da matéria-prima. Ver essas empresas no campo, ouvindo produtores e compreendendo todo o cuidado por trás da pluma, fortalece o nosso propósito de unir todos os elos da cadeia por meio da informação, da confiança e da ação”, afirma Silmara Ferraresi, diretora de Relações Institucionais da Abrapa e gestora do movimento Sou de Algodão.
“Participar da Cotton Trip foi uma experiência enriquecedora, tanto no aspecto profissional quanto pessoal. Ter a oportunidade de acompanhar de perto a cadeia produtiva, visitar uma fazenda de algodão, conhecer a sede da Abrapa e observar o processo de beneficiamento na algodoeira foi único e reforçou ainda mais o meu orgulho pelo setor e pelo nosso trabalho. Essa vivência reforça o valor do produto nacional e destaca a importância de apoiarmos programas como o Sou de Algodão e SouABR. Só tenho a agradecer pela experiência”, menciona Ana Luiza Paruolo, Coordenadora de Compras na Calvin Klein.
O evento faz parte das estratégias do movimento e da Abrapa para aproximar cada vez mais os diferentes setores da indústria. Atualmente, o Sou de Algodão conta com mais de 1.800 marcas parceiras, representando setores diversos e atuando em todo o Brasil, das passarelas ao varejo, das pequenas confecções a grandes redes de distribuição.
Além de Ana Luiza Paruolo e Kamila Garantizado, Alexandre Colombo, Coordenador de Marketing da TEKA, também relata a importância do evento para reforçar o compromisso com matérias-primas de origem responsável. “Ficamos impressionados com o nível de controle de qualidade, responsabilidade socioambiental e compromisso com a sustentabilidade presentes em todas as etapas da produção. Acreditamos no potencial do algodão brasileiro e na importância de integrá-lo às nossas linhas de cama, mesa e banho, tanto no varejo quanto no setor de hotelaria, promovendo produtos de alta qualidade, sustentáveis e 100% nacionais”.
“É ótimo ver o envolvimento das marcas com o movimento e com a Abrapa. A Cotton Trip é uma oportunidade de mostrar, na prática, que o algodão brasileiro é produzido com seriedade, rastreabilidade e compromisso com a responsabilidade. Essa conexão direta inspira decisões mais conscientes e cria valor para toda a cadeia”, reitera Marcio Portocarrero, diretor executivo da Abrapa.
Sobre Sou de Algodão
Movimento criado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em 2016, para despertar uma consciência coletiva em torno da moda e do consumo responsável. Para isso, a iniciativa une e valoriza os profissionais da cadeia produtiva e têxtil, dialogando com o consumidor final com ações, conteúdo e parcerias com marcas e empresas. Outro propósito é informar e democratizar o Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que segue rigorosos critérios ambientais, sociais e econômicos e certifica 82% de toda a produção nacional de algodão.
Abrace este movimento:
Site: www.soudealgodao.com.br
Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn, Pinterest: @soudealgodao
TikTok: @soudealgodao_
https://abrapa.com.br/2025/07/18/cotton-trip-com-marcas-parceiras-r...